Egressa do curso de Jornalismo da Uesb é selecionada para a Jornada Galápagos em São Paulo

A jornalista está entre os 30 escolhidos para participar do treinamento 29 de maio de 2024 Vitor Barboza

Entre mais de 1.600 inscrições, a egressa do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Raquel Lemos, foi selecionada para participar do Jornada Galápagos de Jornalismo 2024, que será de 30 de junho a 10 de julho, em São Paulo. Ela também é a fundadora do site Coreto, de Poções.

A Jornada Galápagos é um espaço que envolve criatividade e empreendedorismo que identifica, reúne talentos da comunicação de todo o Brasil e conectar essas pessoas com grandes empresas que valorizam o jornalismo. Este ano o treinamento tem como tema: “Impacto, Inovação e Inclusão: IA e ESG no Jornalismo do Futuro”.

A seleção ocorreu em duas fases. A primeira fase aconteceu entre 19 de março e 19 de abril e os candidatos tiveram que responder um questionário e gravar um vídeo de 30 segundos, argumentando como eles poderiam fazer a diferença no Jornalismo. Na segunda etapa, que foi entre os dias 19 de abril a 19 de maio, os escolhidos participaram de uma entrevista com duração de aproximadamente 15 minutos, com um dos organizadores. Ao todo, 1.659 pessoas de todo o Brasil se inscreveram na Jornada. Esse número foi reduzido a 200 para a segunda fase, e destes, apenas 30 foram escolhidos para participar do curso.

A jornalista Raquel Lemos se inscreveu quatro vezes na Jornada Galápagos de Jornalismo, mas só agora em 2024 conseguiu ser selecionada. Segundo ela, seu nome não saiu entre 30 escolhidos, tendo ficado na lista de espera e sendo chamada depois. “Não sabia que tinha lista de espera, eles me ligaram comunicando algumas desistências, e então eu entrei. Pensei que não seria selecionada e já estava se organizando para a seleção de 2025.”

Ela acredita que o seu diferencial foi o aprendizado sobre como buscar financiamento para o Site Coreto. “Aprendi a vender meu peixe e alguns truques para convencer pessoas em um pitch (venda de uma ideia)”, disse.

“Participar da jornada galápagos é uma oportunidade única! Acredito que essa experiência irá agregar muito na minha carreira profissional, mas sobretudo, me possibilitar compreender como mercado da comunicação tem se transformado com a Inteligência artificial e as preocupações com ESG, temas amplamente debatidos na mídia nos últimos anos.”

O resultado oficial de todas as etapas e selecionados foi divulgado no Instagram do Galapagos Newsmaking. Além da Jornada Galápagos de Jornalismo, os selecionados também participarão do Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *