Eleição para Coordenação do Curso de Jornalismo é na próxima segunda (19)

A votação acontecerá das 8h às 13h no Colegiado de Jornalismo 14 de maio de 2025 Rian Borges

Na próxima segunda-feira (19/05), será realizada a eleição para Coordenação do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A votação acontecerá das 8h às 13h no Colegiado de Jornalismo.

De acordo o edital da eleição, somente professores do Curso de Jornalismo podem concorrer aos cargos, desde que não estejam afastados do trabalho. Neste ano, apenas uma chapa está na disputa: Inovação e Ação, formada pela professora Carmen Carvalho, que é candidata à coordenação, e pelo professor Adalton dos Anjos, que está como vice.

Para a atual coordenadora e candidata à reeleição, Carmen Carvalho, a proposta da próxima eleição é ampliar as realizações, como a participação dos estudantes em Congressos Comunicação, a exemplo do Intercom e Expocom. “Também queremos trabalhar por mais projetos de pesquisas, com mais bolsas de iniciação científica”, afirmou.                                                                       

O seu vice, o professor Adalton, disse que a expectativa da chapa é contar com o apoio dos docentes e discentes e colaborar com o crescimento do curso. “Entendemos que só através do diálogo e troca de ideias podemos construir um espaço de ensino-aprendizagem e de produção de inovações capaz de fazer a diferença na vida das pessoas”, disse. 

As propostas da Chapa Inovação e Ação são para atender demandas de discentes e professores. Entre elas estão a criação do Mestrado em Comunicação; melhorar a infraestrutura da recepção do colegiado; planejamento estratégico do CCJor para 2025-2027 com a identificação das demandas e soluções; escuta ativa por semestre das turmas; articulação com curso de Cinema e Audiovisual para ampliar optativas; implementar a avaliação anual do Curso de Jornalismo; estabelecer projetos e parcerias que permitam ampliar as ações em prol da nacionalização e da internacionalização da Graduação em Jornalismo; ampliar e reforçar as atividades de extensão, ensino e pesquisa; criar o Programa de Educação Tutorial Institucional em Comunicação (PetiCom); reforçar a articulação com outras unidades acadêmicas e instâncias da Uesb, como o Surte; estreitar a relação entre o curso de Jornalismo e o  mercado local e regional; discutir a curricularização da extensão no curso de Jornalismo; organizar a agenda de formação continuada para professores com contribuições vindas dos próprios docentes e fazer o boletim semanal com informações do CCJor.

Entenda a votação

A votação que irá decidir quem vai coordenar o Colegiado do Curso de Jornalismo pelo próximo biênio (2025-2027) será diferente das demais realizadas nos últimos 26 anos de existência dos Cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (1997 a 2017) e de Jornalismo (desde 2018), quando o voto foi universal. Neste ano, o processo eleitoral terá a votação paritária, que foi aprovada na reunião do Colegiado do dia 15 de abril. A proposta, apresentada pela Comissão formada pelo professor Rubens Sampaio, a estudante Lêda Lima e o secretário do CCJor, Leandro Lacerda, foi escolhida por quatro votos a favor, três contra e duas abstenções. Na mesma reunião, após a saída do professor responsável pela Comissão, foi nomeado o professor José Duarte.                                                     

Com isso, o peso da eleição no pleito 2025 ficou assim definido: o voto do professor vale 50% enquanto o outro montante vale para a votação dos técnicos e estudantes do curso de Jornalismo. Atualmente, o corpo docente é formado por 12 membros, 149 estudantes estão matriculados no semestre em andamento e dois técnicos estão registrados no Colegiado.

A votação, dia 19 de maio, será utilizada em duas urnas e o eleitor deverá assinar a sua escolha em um quadrado. Como nesta eleição existe uma única candidatura, será destacado o nome dos concorrentes e no quadrado o eleitor terá duas escolhas: sim e não. 

Depois do encerramento da votação, a Comissão Eleitoral, composta pelo professor José Duarte e o secretário do CCJor, Leandro Lacerda, realizará a apuração dos votos. Essa comissão também é responsável por garantir a lisura de todo o processo eleitoral.

Requisito do processo eleitoral

O edital de eleição da coordenação do curso tem como requisito para a confirmação da vitória da chapa concorrente que esta alcance a maioria dos votos, ou seja, 50% dos eleitores mais um. Com o resultado, a Comissão Eleitoral irá encaminhar à Plenária do Colegiado do Curso de Jornalismo para aprovação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *