Eliane Brum estará na abertura do 16⁰ Congresso da Abraji dia 23 de agosto
Serão 70 horas de oficinas, palestras e debates, que ficarão disponíveis por 30 dias em sua plataforma para os inscritos 12 de agosto de 2021 Carlos PatezEntre os dias 23 e 29 de agosto, acontece o 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, maior evento jornalístico do país e um dos mais importantes da América Latina. A abertura contará com a presença da jornalista independente e colunista do El País, Eliane Brum.
De acordo com o informe da Abraji, este ano, por causa da pandemia de covid-19 e da atual crise econômica, as inscrições são gratuitas, com a possibilidade de doações de qualquer valor pelos participantes para a entidade. Serão 70 horas de oficinas, palestras e debates, que ficarão disponíveis por 30 dias em sua plataforma para os inscritos.
O total de palestrantes deve superar 150 – 45 a mais em comparação a 2020, sendo 29 convidados internacionais,12 a mais do que no ano passado. Os painelistas incluem o youtuber e influenciador digital Felipe Neto, a americana Julie Brown, responsável por revelar um escândalo sexual comandado pelo financista Jeffrey Epstein, a queniana Catherine Gicheru, premiada por iniciativas inovadoras em apoio ao jornalismo no continente africano, e um repórter de Hong Kong, sem nome nem localização divulgados por medidas de segurança, que contará sobre o sistema repressivo do governo chinês.
As homenageadas da 16ª edição do evento, Elaíze Farias e Kátia Brasil, são responsáveis pela criação da Amazônia Real, primeira agência de jornalismo investigativo independente da região Norte do Brasil. Um documentário sobre o trabalho das repórteres será apresentado na cerimônia comandada por Marcelo Träsel, presidente da Abraji, e Eliane Brum, do El País.
Tendo sua primeira edição ocorrida em 2005, o Congresso da Abraji de 2020 teve um público de mais de 10 mil inscritos, número recorde em sua história. O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo será patrocinado por Facebook Journalism Project, Google News Initiative, Grupo Globo e Luminate, além de Agência Lupa, Artigo 19, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, International News Safety Institute (INSI), Itaú, Metrópoles, O Estado de S.Paulo, Poder360, Trust Project, Twitter e UOL, além de contar com o apoio midiático de CBN, Correio (BA), GloboNews, Grupo RBS e revista piauí e apoio institucional de Abert, Agência Pública, Ajor, Aner, ANJ, Comunique-se, Consulados e Embaixada dos EUA, FAAP, FCB Brasil, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Knight Center, Jornalismo ESPM, Jornalistas & Cia, Oboré, Portal Imprensa, Textual Comunicação e UNESCO.
Imagem em destaque: Alberto César Araújo/Amazônia Real