Quarto estudante do curso de Jornalismo da Uesb é selecionado em projeto do Canal Futura

Antes de Lucas Nascimento, fizeram o treinamento os atuais jornalistas Paula Joane Estevem, Letícia Portela e Kourosh Naghibi 5 de julho de 2022 Rângel Mendes

Entre os dias 18 a 29 de julho, Lucas Nascimento, estudante do 8° semestre do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Bahia, vai participar da 16ª Oficina  de Audiovisual Geração Futura Juventudes,  no Rio de Janeiro, na sede do Canal Futura. Ele é o quarto aluno de Jornalismo selecionado para o treinamento, antes dele fizeram o treinamento Paula Joane, Letícia Portela e Kourosh Naghibi.

O estudante contou que vinha acompanhando o edital de seleção da Oficina do Futura desde 2019. “Fiquei sabendo desse projeto pelo ex-estudante do curso Kourosh, que foi selecionado em 2019. Eu fiquei sem esperança de participar por causa da pandemia, mas, quando saiu em 2021, fiquei bem empolgado. No início, tive até receio, pois participam estudantes do Brasil inteiro, mas eu consegui. Agora, estou ansioso para estar no Rio de Janeiro participar da oficina, conhecer pessoas de todo o pais, trocar experiências e aprender bastante.” 

Desde 2006, o Canal Futura realiza a oficina de treinamento de produção audiovisual intitulada Geração Futura Juventudes. O projeto é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura que oferece a estudantes de curso da área da Comunicação, como Jornalismo e Cinema, uma vivência e conhecimento em produção audiovisual.

Nas oficinas os participantes, os selecionados conhecem como funciona a forma de produção televisiva e educativa do Canal Futura.   Também são repassados no treinamento conceitos e técnicas audiovisuais e, ao final,  os estudantes produzem vídeos de curta duração a partir de um tema estabelecido pelo Futura, que é chamado de interprograma.

O edital que Lucas foi selecionado foi finalizado em 1º de outubro de 2021 e o resultado saiu no dia 25 do mesmo mês. Cada candidato tinha que enviar a documentação necessária e um vídeo resposta às perguntas: “Por que você quer participar do Geração Futura Juventudes? O que você espera que a oficina do Geração Futura Juventudes possa ajudar na formação de sua vida profissional?”.  O estudante de Jornalismo fez um vídeo que mostrou alguns trabalhos  realizados durante a graduação, na rádio, na televisão, assessoria de imprensa e no site Avoador. 

Outros participantes

Outros três então estudantes do curso de Comunicação Social da Uesb, que desde 2021 é somente curso de Jornalismo, já participaram do treinamento no Futura.  A primeira foi a  jornalista Paula Joane Santos Esteves, em 2017, quando ainda era aluna do curso de Comunicação Social.

“Participar do ‘Geração Futura’ foi um divisor de águas. Além de aprender, cada vez mais, sobre a técnica do audiovisual, a gente pôde ter contato com uma rede enorme de pessoas que trabalham e se arriscam na área. Muitos participantes mantêm contato, trabalham juntos, compartilham projetos”, disse na época em entrevista à Ascom da Uesb.

A  jornalista produziu um interprograma sobre o projeto “Umbu Gigante”.   Segundo ela, a participação abriu portas para futuros trabalhos na TV Uesb, quando dirigiu dois documentários. “O projeto me deu autonomia e confiança de acreditar nos meus projetos e, principalmente, de continuar no ramo do audiovisual, experimentando e podendo contar um pouco das histórias da Bahia para o resto do Brasil.”

A segunda participante, em 2018, foi a então estudante Letícia Portela, que atualmente é uma das fotógrafas mais prestigiadas de Vitória da Conquista. Segundo ela, participar do Geração Futura 2018 foi um marco em sua vida em termos acadêmicos e profissionais. “Pude conviver com estudantes de diversos lugares e conhecer realidades e culturas distintas. No âmbito profissional, acabei me descobrindo na área do audiovisual e produzindo alguns documentários que foram premiados e exibidos em mostras de cinema. Sem dúvidas, foi uma experiência incrível e enriquecedora, uma imersão de conhecimentos das mais diversas áreas da produção televisiva.”

Depois da pandemia da covid-19, em 2021, foi a vez a de Kourosh Naghibi, que é formado também em Comunicação Social e atualmente é Produtor de Reportagem I da TV Sudoeste, sucursal da TV Bahia. Ele se inscreveu em outubro de 2019 e fez a Oficina  de Audiovisual Geração Futura Juventudes, de 2 a 14 de de fevereiro de 2020, no Rio de Janeiro. 

Ele relembra que foram duas semanas intensas de aprendizado, trocas de experiências e  práticas televisivas. Ao final, ele, juntamente como outros colegas,  produziram o curta interprograma Mãe de Fogo, que apresenta a religiosidade do terreiro com a mãe de Santo Ana de Oyá, que foi transmitido pelo Canal Futura. 

Segundo Kourosh, as palestras e oficinas mostraram o quanto é possível produzir  “jornalismo em diferentes formatos, desde o “tradicional” da televisão/notícia até séries de reportagens e  reportagens especiais, como as do Fantástico e outros que são demandados pelos veículos jornalísticos,  como a reportagem audiovisual em redes sociais, sites”.

O jornalista destacou ainda que o treinamento foi fundamental para ampliar as possibilidades de atuação no mercado  e enriquecer o seu currículo. “O nome do Canal Futura, referência na área, dá crédito a todo o conhecimento que foi passado por eles.”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *