Jovens Comunicadores foram presença especial V Semana Jornalismo Importa

Entre 2017 e 2022, 600 jovens foram formados em em fotografia, audiovisual, técnica de entrevistas, cordel, marketing digital, elaboração de projetos e cidadania 13 de abril de 2024 Marco Ryan

A V Semana Jornalismo Importa: Ensino, Mercado e Pesquisa, realizada entre 8 a 12 de abril, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Vitória da Conquista, contou com participação especial com oito integrantes da Programa Jovens Comunicadores do semiárido baiano. A coordenadora da ação social, a jornalista Emília Mazzei, este na mesa Jornalismo Independente e apresentou um trabalho acadêmico.

O programa Jovens Comunicadores é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tendo um cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Entre 2017 e 2022, 600 jovens foram formados em em fotografia, audiovisual, técnica de entrevistas, cordel, marketing digital, elaboração de projetos e cidadania. Os multiplicadores responsáveis pelo treinamento percorreram os 32 municípios que compõem o Piemonte Norte do Itapicuru, Sertão do São Francisco, Piemonte da Diamantina, Bacia do Jacuípe e Sisal para capacitar a juventude das zonas rurais e de escolas agrícolas em comunicação.

De acordo com Emília Mazzei, o programa tem proporcionado o conhecimento sobre as ferramentas de comunicação, atraído a juventude rural e promovido a produção conteúdos informativos para as comunidades locais.  “Como eles estão em constante aprendizado, participar do evento de jornalismo, em Vitória da Conquista, foi uma oportunidade incrível. A V Semana Jornalismo Importa foi muito rica em conhecimento, e os palestrantes foram todos muito interessantes e trouxeram discussões relevantes. As oficinas foram um show à parte, e a juventude do projeto Jovens Comunicadores aproveitou bastante.”

Entre os simpósios do evento, Jornalismo como Transformação Social, Jornalismo Independente/Local, Ensino e Pesquisa de Jornalismo, Jornalismo Multiplataforma, a jornalista destacou as mesas do dia 11 de abril, Desinformação e Educação Midiática. “Muito interessante a fala sobre a importância da educação midiática e do letramento digital. Esse assunto precisa ser falado e disseminado entre estudantes. Fala do dia a dia dessa era digital e todes se identificam.”

Os Jovens Comunicadores estiveram presentes nos cinco dias da V Semana Jornalismo Importa, e puderam vivenciar os simpósios, as oficinas e também as apresentações de grupos de trabalho. Além disso, nos dias 11 e 12 de Abril, a cobertura do evento pelo perfil do Site Avoador no Instagram foi realizada com a contribuição dos integrantes do programa.

Para a jovem comunicadora Carla Dias da Silva,  o evento trouxe a perspectiva do aprendizado sobre Jornalismo. “Nós aprendemos como fazer metodologia, e também entendemos como se portar enquanto jovens comunicadores. Agora passaremos a notícia com ainda mais profissionalismo, já que a gente teve a oportunidade de vivenciar e ouvir experiências de profissionais que já estão no meio da comunicação.”

Carla destacou ainda como as histórias contadas no evento por profissionais da comunicação deixaram ela e os colegas inspirados. “A experiência de Matheus Boa Sorte (Boa Sorte Viajante) e Judson Almeida (TV Sudoeste) falando sobre Jornalismo e das suas experiências pessoais foram ótima. Para a gente que está no começo da carreira, é muito bom ver que tem pessoas que estão fazendo (jornalismo), e que estão dando certo.”

Emília Mazzei salientou também o quanto a parceria com o programa “Jornalismo como Forma de Transformação Social” foi positiva e trouxe um diálogo com dos jovens com os estudantes e professores da Uesb. “As parcerias são sempre uma soma de talentos que transbordam em algo que acrescenta muito para as partes envolvidas. E dialogar com a Uesb, com o curso de Jornalismo e viver a V Semana Jornalismo Importa,com tantas informações e olhares, foi o início de uma paixão. Vem novidades por aí!”

A  V Semana Jornalismo Importa: Mercado, Ensino e Pesquisa é uma realização do
Colegiado do Curso de Jornalismo da Uesb, do Programa Jornalismo como Forma de Transformação, que é viabilizado via edital da Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários), e também pelos recursos do Programa de Apoio a Eventos (Paep) da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).  Também contou com o apoio dos seguintes colaboradores: Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), os vereadores de Vitória da Conquista pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Alexandre Xandó e Viviane Sampaio, a deputada Federal pelo o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Alice Portugal. A empresa Nikita Personalizados. Também são parceiros da atividade os veículos jornalísticos Conquista Repórter e Site Coreto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *