Estudantes e jornalistas formados pela Uesb são finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo
O processo tem três etapas eliminatórias, estadual, regional e nacional. 49 matérias de todo o estado foram selecionadas 4 de setembro de 2024 Vitor BarbozaEntre 180 concorrentes, os estudantes Murilo Trindade (Site Avoador) e Emilly Chaves (Site Coreto), e as ex-estudantes, Daniela Palmeira (Site Coreto) e Tais Patez (TV UESB), do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), tiveram produções jornalísticas selecionadas como finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Eles irão saber o resultado em Salvador, no dia 10 de setembro.
Em 2024, o prêmio, que chega na décima primeira edição e é organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais uma vez dá visibilidade aos trabalhos realizados por profissionais que atuam nos diferentes canais da imprensa brasileira e em novas plataformas digitais de áudio e vídeo. Para concorrer, os inscritos deveriam produzir um produto jornalísticos com o tema central “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”.
A premiação é dividida em quatro categorias: texto, áudio, vídeo e fotojornalismo. A novidade desta edição foi a categoria especial Jornalismo Universitário, aberto aos trabalhos de estudantes matriculados ou recém-formados no curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, nas modalidades texto, áudio, vídeo ou foto. O processo será realizadao em três etapas. A primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional.
A estudante do oitavo semestre de Jornalismo, Emilly Chaves, soube da premiação através de anúncios no Instagram. Ela enviou trablaho na categoria de texto e o tema da sua reportagem Liderança Feminina: histórias de mulheres barrachocenses que são destaques em diferentes campos de atuação. Segundo ela, estar entre as finalistas é destacar suas origens e levar ao prêmio representatividade feminina. “Sou a única finalista da cidade de Barra do Choça, e, sendo assim, foi motivo de muito orgulho.”
O outro estudante finalista, do quinto semestre, Murilo Trindade, fez uma reportagem sobre o São João da Bahia e sua relação com o empreendedorismo. Segundo ele, a escolha do tema tem haver com a sua paixão pela festividade, para construir o texto ele foi às ruas encontrar empreendedores que estivessem com algum empreendimento durante o período festivo. “Eu entrevistei fontes oficiais como o Secretário de Cultura, mas também fui conversar com a vendedora de biscoito, que é impactada pelo assunto em questão.”
A jornalista formada pela Uesb, Taís Patez, conheceu o prêmio por meio de um colega de trabalho. Ela concorreu na categoria vídeo, o tema da sua reportagem foi o empreendedorismo feminino, e foi construída com a equipe da TV UESB. Para ela, o reconhecimento desse trabalho significa mais do que o prêmio material. “Essa reportagem, especificamente, é muito especial para mim, como mulher, pois contamos um pouco da trajetória de mulheres donas do seu próprio negócio.”
Também egressa do curso de Jornalismo da Uesb, Daniela Palmeira, concorreu juntamente com o Site Coreto, no qual faz parte, na modalidade áudio com o podcast, Papiando. O projeto contém editorias, onde o veículo conta histórias que são conhecidas, na cidade de Poções, em diferentes formatos. O podcast tem três episódios, e o que ela participou contou a história de superação de Tieny Lemus, uma mulher feirante que conquistou seu próprio empreendimento. “Pessoas e perfis que têm uma importância social aqui na cidade, são pessoas conhecidas e que de alguma forma marca a história daqui.”
Inscrição e premiação
A inscrição para concorrer era gratuita e os participantes tinham que preencher um formulário e inserir o arquivo da matéria. O evento de premiação acontecerá no dia 10 de setembro. O primeiro lugar ganha um notebook e um celular, já o 2° e 3°, ganham certificados de finalistas em cada categoria. Além disso, os primeiros lugares também levam para suas redações um troféu do 11° PSJ e certificados de vencedores.Cada categoria levará um kindle, a participação na etapa regional Nordeste do prêmio e chance de ganhar o Prêmio Surpresa que será revelado no Destaque de Educação Empreendedora na programação do evento.