Fenaj mobiliza jornalistas em defesa da Pec do diploma
Proposta busca o retorno da obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista 22 de abril de 2024 Marco RyanNesta quarta-feira, dia 24 de abril, ocorrerá o Dia D em defesa da Pec do diploma, para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional n° 206/2012. A mobilização será em Brasília, com os dirigentes sindicais e jornalistas na Câmara dos Deputados, e também nas plataformas virtuais.
A mobilização tem à frente a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Abej (Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo), Abi (Associação Brasileira de Imprensa), Abrajet (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo) e SBPJor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. O intuito é pressionar os deputados federais, para que haja uma aprovação da Emenda Constitucional, com o retorno da obrigatoriedade do diploma de nível superior para exercer a profissão de Jornalista.
A Pec (Proposta de Emenda Constitucional) de número 206/2012 é do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Ele argumenta que a não obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercer a profissão de jornalista desqualifica o corpo de profissionais de imprensa no país, afetando a qualidade da produção da informação no país.
O diploma em Jornalismo caiu em junho de 2009, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) retirou a obrigatoriedade para realizar a função de jornalista. Desde essa época, o diploma é uma pauta entre os sindicatos da área, que buscam o retorno da obrigatoriedade.
Para o dia D da mobilização da PEC do diploma, a Fenaj tem pedido o engajamento dos jornalistas nas redes sociais, postando em seus perfis sobre a necessidade do diploma, ou até fazendo pressão nas redes dos deputados federais de cada estado para o voto positivo na aprovação da Proposta de Emenda Constitucional. O Instagram oficial da Fenaj é @fenajoficial.