Fotógrafo documental compartilha experiências com estudantes da Uesb
Projeto de pesquisa conta com fotógrafo e editor de arte, relatando suas experiências no campo da fotografia documental 29 de setembro de 2023 Iury Medrado, Marco Ryan e Vitor BarbozaNesta quarta-feira (27/09), cerca de 50 estudantes dos cursos de Jornalismo da Uesb e de Cinema e Audiovisual tiveram a oportunidade de conhecer e entender mais sobre a fotografia documental, com palestra remota “Caminhos e Olhares: o poder da fotografia na transformação do viajante”, no auditório II do Módulo Luizão, da Uesb. O convidado foi o fotógrafo e diretor de Arte, Lucas Machado.
O profissional contou suas experiências no campo da fotografia a partir das suas vivências como viajante na América Latina..“É importante que a fotografia documental conte uma história, independente de qual seja, ela precisa contar uma história.”
Segundo Lucas, outra questão do trabalho do fotógrafo é saber superar as dificuldades para se tornar um bom profissional. “Use a ferramenta que você tem, independente do que seja.” O clima, por exemplo, pode influenciar de forma positiva e negativa na construção da imagem. ”Isso é importante, para que a gente consiga explorar a fotografia em outros sentidos”, diz.
Para o estudante do curso de Cinema e Audiovisual, Álef Black, o bate-papo de hoje serviu para impulsionar a sua visão no mundo fotográfico. “A partir de agora, sinto um olhar mais profundo e mais intenso sobre a fotografia.” Logo em seguida, a discente do curso de jornalismo Rafaella Leite relata que essa palestra é um convite para treinar o olhar dos estudantes e contribuir para o rompimento de certos padrões.
A professora Adriana Camargo, coordenadora do projeto de pesquisa Audiovisualidades Híbridas e organizadora do evento, destacou que fez alguns trabalhos com o convidado e da importância de tirar o olhar fotográfico do senso comum.“ Um olhar de fora sempre traz novos elementos, já que às vezes o nosso próprio olhar está viciado e acaba deixando passar. O Lucas contribuiu muito na discussão para trazer essa inovação e alteridade.”