Inscrições dos minicursos do Seminário GJOL encerram na próxima semana

Entre os dias 21 e 23 de maio ocorreram, além dos minicursos, palestras e apresentações de pesquisas 9 de maio de 2025 Arthur Vitor

O Seminário Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL) – 30 anos de Jornalismo Digital está com inscrições abertas para os minicursos até o dia 16 de maio. O evento, que será em formato híbrido, reunirá acadêmicos, profissionais e estudantes de jornalismo.

O encontro, que tem como objetivo refletir as conquistas e os desafios futuros do jornalismo digital, celebra as três décadas de uma das mais significativas transformações no universo da comunicação, o jornalismo digital. Entre os dias 21 e 23 de maio ocorreram, além dos minicursos, palestras e apresentações de pesquisas.

O evento faz parte de uma rede de celebrações ibero-americanas, com atividades semelhantes ocorrendo em países como Portugal e Espanha ao longo de 2025.

A programação começa dia 21 de maio, às 9h, com o credenciamento dos participantes na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Às 10h, ocorre a palestra de abertura com homenagem aos fundadores do GJOL e conta com os professores Suzana Barbosa e Washington Filho, ambos docentes da Facom. Às 10h15, o professor João Canavilhas da Universidade da Beira Interior (Covilhã – Portugal) realiza a palestra “E tudo a Internet levou: memórias póstumas do jornalismo tal como o conhecemos”.

Na tarde de quarta, ainda, serão realizados os minicursos. Às 14h, “Práticas e Jornalismo de Dados para transformação social”, com a doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea da Ufba, Raíza Tourinho, online. No mesmo horário, os doutorandos em Comunicação e Cultura e Contemporâneas da Ufba, Eduardo Vasconcelos e Victória Dailly ministraram o minicurso “Aplicação de métodos visuais para análise de coleções de imagens jornalísticas”, presencial. Também acontecerão as oficinas de “Como elaborar projetos de pesquisa: o Método GJOL”, com os doutorandos em Comunicação e Cultura Contemporânea da Ufba, Alexandro Mota e Mariana Alcântara, online.

Já às 16h, mais três minicursos ocorreram de maneira online. “Narrativas acessíveis no jornalismo: da teoria à prática”, com a doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea da Ufba, Carla Beraldo. O dourado em Comunicação e Cultura Contemporânea da Ufba ministra o minicurso “Criação de mapas jornalísticos baseados em dados geoespaciais”. E o último curso será ministrado pela jornalista e coordenadora de jornalismo do Nonada Jornalismo, Anna Ortega e pelo jornalista e diretor-executivo da Nonada Jornalismo, Rafael Gloria.

No segundo dia, 22 de maio, às 9h, mediado pela professora da Facom, Lívia Vieira, será realizada a palestra “Para onde estamos indo? Tendências para o Jornalismo Nativo Digital”, com a participação da fundadora e CEO da Momentaum Jounalism and Tech Task Force, Paula Miraglia; a integrante da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Maia Fontes; e a coordenadora do o PenhaS no Instituto AzMina, Marília Moreira. Pela tarde, às 14h, serão as sessões de apresentação de trabalhos.

No dia 23 de maio, às 9h, o evento conta com a mesa-redonda Pitchs GJOL, com a apresentação das pesquisas de integrantes do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online. Às 14h, a jornalista e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Ufba, Mariana Alcântara, e a jornalista e pesquisadora, Thays Lavor entrevistaram a chefe da Assessoria Especial da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Nina Santos. Às 16h, acontecerá o encerramento do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *