Jornal Nacional completa 52 anos no ar
Criado durante a ditadura militar, foi ao ar pela primeira vez no dia 1º de setembro de 1969, uma segunda-feira 2 de setembro de 2021 Carlos PatezO Jornal Nacional, principal telejornal da Rede Globo, completou na última quarta-feira (01/09), 52 anos de existência. É o noticiário em rede nacional mais duradouro do país.
Criado durante a ditadura militar, foi ao ar pela primeira vez no dia 1º de setembro de 1969, uma segunda-feira, tendo como apresentador Cid Moreira. Era gerado no Rio de Janeiro e exibido ao vivo em rede nacional.
O Jornal Nacional foi o vencedor do Emmy Internacional de Jornalismo em 2011 pela realização da cobertura da ocupação da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, ambos na cidade do Rio de Janeiro, em novembro de 2010.
Em 2019, ao completar cinco décadas, houve o lançamento do livro “JN: 50 anos de telejornalismo”, que apresenta depoimentos de profissionais dos bastidores e de alguns dos âncoras que já passaram pela bancada do noticiário.
Em vídeo publicado na conta do Instagram da Rede Globo, os atuais âncoras do Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos, comentaram o aniversário de 52 anos do noticiário. “Nós temos confiança um no outro. Nós, do Jornal Nacional, trabalhamos por essa confiança e para preservá-la sempre”, disse Bonner, que também é editor-chefe. Já Renata, que atua ainda editora-executiva, mencionou “o peso dessa responsabilidade que é de entrar na casa de cada um para poder levar a notícia com relevância, com precisão, o mais rapidamente possível. Isso é uma missão muito importante, muito forte”.
Fonte: Cedoc/Rede Globo
Foto: (Reprodução/Rede Globo)