Jornalista formada pela Uesb realiza oficina de combate à desinformação

Foram dois dias de oficina aos estudantes do Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol, na região de Sobradinho, no Distrito Federal 31 de outubro de 2023 Vitor Barboza

A segunda edição do projeto “Conhecimento é vacina para a desinformação”, realizada para os estudantes do Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol, na região de Sobradinho, no Distrito Federal, acabou nesta terça-feira (31/10). Foram dois dias de oficina, que fazem parte do projeto idealizado pela jornalista Gracielly Bittencourt, que é formada pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).   

De acordo com a  jornalista Gracielly, na oportunidade,  os jovens puderam  aprender como verificar a veracidade de notícias, para que saibam realizar suas próprias checagens. “As oficinas capacitam jovens verificadores de fatos, preparando-os para se tornarem referências para outros adolescentes em suas escolas e comunidades. O conteúdo gerado também foi compartilhado no site da escola.”

As oficinas do projeto “Conhecimento é vacina para desinformação” fazem parte das iniciativas de combate à desinformação vencedoras do programa FactCheckLab, edição de 2020. “Minha esperança é transformar os jovens em protagonistas da luta contra desinformação e treinar jovens verificadores de fatos para se tornarem referências para outros adolescentes em suas escolas e comunidades,” enfatizou a jornalista. . 

As oficinas, realizadas nos dias 30 e 31 de outubro, contaram com palestras do fundador do site Boatos.org, Edgard Matsuki, e da biomédica e pesquisadora da Fiocruz, Kathlen Rodrigues. Elas foram direcionadas a adolescentes, público-alvo da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), que são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina HPV evita problemas causados por um vírus relacionado a câncer e verrugas genitais. Para alcançar efetivamente os adolescentes com essas informações, as oficinas incentivam a produção de textos e memes no WhatsApp, vídeos no TikTok e podcasts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *