Jornalista Leiane Oliveira é premiada no Expocom Nordeste 2023

O evento foi na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 20 a 22 de junho, em Campina Grande, na Paraíba, e teve 400 inscritos em 62 categorias e seis modalidades 30 de junho de 2023 Rose Aguiar

Com o trabalho Fala sério, radialista! Aspectos da linguagem coloquial em programas radiofônicos em Vitória da Conquista”, a jornalista Leiane Oliveira, formada pelo curso de Jornalismo da Uesb, foi premiada na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), concurso de trabalhos de estudantes de Comunicação do 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Intercom Nordeste. O evento foi realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), entre 20 e 22 de junho, em Campina Grande, na Paraíba, e contou com 400 inscritos distribuídos em 62 categorias e seis modalidades.

Concorrendo na categoria Jornalismo, na modalidade Reportagem em Áudio/Radiojornalismo Avulso, Leiane apresentou o seu o podcast, um produto resultante do seu Trabalho de Conclusão de Curso, defendido em 2022. Seu orientador foi o professor Dirceu Góes. Ela foi finalista com mais quatro trabalhos, selecionados a partir do envio de produtos de universidades e faculdades dos nove estados nordestinos, sendo a vencedora da região. 

Leiane Oliveira acompanhada da professora Carmen Carvalho e do estudante de Jornalismo Vitor Carlo Oliveira, que também participaram do Congresso na Paraíba. Foto: Vitor Carlos Oliveira

A próxima fase de Leiane será representar o Nordeste na Expocom Nacional do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será entre os dias 29 e 31 de agosto, de forma remota, e de 5 a 8 de setembro, de forma presencial, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas), em Belo Horizonte, Minas Gerais. “É uma alegria indescritível saber que o meu trabalho está entre os cinco melhores do Brasil nesta categoria!”, enfatiza Leiane Oliveira. Emocionada, ela relembra que venceu a etapa regional competindo com trabalhos realizados por estudantes de universidades federais. “Isso demonstra o mérito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia na formação de seus jornalistas”, ressalta orgulhosa. 

Já o orientador do trabalho, professor Dirceu Góes, garante que não se surpreendeu com o resultado da premiação, pois sabia do potencial do trabalho de sua ex-orientanda: “Na banca, o trabalho dela obteve nota 10, então eu a provoquei para se inscrever no Intercom Nordeste. Eu sabia que viria uma premiação boa, pois ele foi logo classificado entre os cinco primeiros. Não foi nenhuma surpresa o primeiro lugar, e isso é bom porque projeta o curso de Jornalismo da Uesb para o Nordeste.”

Integrantes da ação extensionista Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação. Foto: Avoador

No mesmo Expocom, também na categoria Jornalismo, mas na modalidade incorporada este ano de Projeto de Extensão, concorreu pela Uesb a ação extensionista Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação, coordenado pela professora Carmen Carvalho, tendo como líder inscrita no evento a estudante Victória Meira Amaral, que foi representada no certame pelo seu colega Vitor Carlo Oliveira. O programa ficou entre os cinco melhores projetos extensionistas dos nove estados do Nordeste. Segundo a coordenadora do Expocom, Ariane Pereira, durante a cerimônia de entrega dos prêmios, essa foi a categoria mais concorrida do concurso de 2023. O vencedor foi o projeto EducomDH (Educomunicação e Direitos Humanos na Mídia), defendido pelo estudante Marcelo Santos Dantas da Universidade Católica (Unicap), do Recife, Pernambuco. 

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo, Carmen Carvalho, a vitória de Leiane e o projeto de extensão ter ficado entre os cinco melhores do Nordeste demonstram o quanto o curso de Jornalismo é consolidado e oferece uma formação de qualidade aos estudantes. “Nos próximos anos, pretendemos estimular que outros estudantes participem da Expocom e que mais professores (as) orientem trabalhos para esse concurso organizado pelo Intercom. Esse é um prêmio que valoriza os produtos estudantis nos cursos de Comunicação do Brasil,” ressalta a professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *