Jornalista Marcelo Argôlo lança livro sobre a nova música pop de Salvador
A obra será em forma de e-book e poderá ser baixada gratuitamente na internet 24 de agosto de 2021 Gabriel GoesO jornalista e pesquisador musical Marcelo Argôlo irá lançar, no dia 28 de agosto, a obra “Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e Negritude”. A publicação será em formato de e-book e poderá ser baixado gratuitamente na internet.
De acordo com o autor, em entrevista ao jornal A Tarde, o livro tem como premissa tratar de conceitos musicais, cultura pop e negritude, com o objetivo de propor um entendimento sobre a nova geração de bandas e artistas baianas engajadas no ativismo negro. As principais características para a conclusão do jornalista são: íntima relação com as redes sociais, a forma de ocupar espaços urbanos e defesa da pauta do antirracismo.
De acordo com o A Tarde, a obra apresenta os conceitos que embasam o trabalho e as entrevistas nas quais enfrentam suas observações e entendimentos com as bandas e os artistas. No livro, o jornalista aborda reflexões desenvolvidas desde 2019 sobre a geração atual de bandas e artistas da capital baiana.
Marcelo Argôlo traz entrevistas com Roberto Barreto, guitarrista do BaianaSystem; com a cantora, compositora e produtora musical Larissa Luz e a cantora e compositora Luedji Luna. Ele também entrevistou José Macedo, cantor do Afrocidade; a banda ÀTØØXXÁ, representada por Rafa Dias, produtor musical, o guitarrista Chibatinha e o cantor Oz.
“Foi muito importante para mim confrontar as minhas observações e entendimentos com os sujeitos e as sujeitas que fazem o fenômeno acontecer de fato. Nas conversas, a gente debate sobre racismo, machismo, a relação dessa cena com o público e a importância do papel ativista que essas bandas e artistas têm e como isso ganha força por utilizar uma linguagem pop”, explicou Marcelo Argôlo, em entrevista ao jornal A Tarde.
Foto: Arquivo pessoal