Manifestantes protestam contra as agressões sofridas pelas dirigentes do Simmp; Câmara aprova Moção de Repúdio aos radialistas
A Moção de Repúdio foi aprovada por 10 vereadores contra quatro votos contra e duas abstenções 26 de março de 2022 Mikhaelle PiagioEm protesto contra as agressões sofridas pelas professoras representantes do Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp), manifestantes marcharam da Câmara de Vereadores até a Rádio Clube FM, nesta sexta-feira (25/03). Em apoio as professoras, a Câmara aprovou, com 10 votos a quatro, uma Moção de Repúdio à rádio, local onde ocorreu as agressões.
O ato de manifestação começou com a concentração na porta da Câmara de Vereadores. No local foi relembrado o episódio de violência do dia 22 de março de 2022, que aconteceu na Rádio Clube FM, no Programa Sudoeste Agora, comandado pelos radialistas Humberto Pinheiro e Whashington Rodrigues. Na ocasião, as professoras Elenilda Lima e Greissy Leôncio, que representam o Simmp, tiveram suas falas interrompidas enquanto respondiam à pergunta sobre o piso salarial dos professores e a implantação da lei em Conquista. O reajuste salarial e o achatamento da folha também foram abordados na manifestação.
“Nós estamos aqui pelo direito de liberdade, pelo direito de falar o que nós pensamos sem interrupções, cerceamento de falas. Nós estamos aqui pelo direito de exercer a nossa profissão com dignidade. Estamos aqui pelo direito de ter uma vida sem violência”, esclareceu a professora Greissy Leôncio, representante do Simmp, durante a manifestação.
Os manifestantes ainda entraram para o plenário e acompanharam algumas das falas dos vereadores. Em seguida, a marcha continuou até a porta da rádio Clube, onde houve mais discursos, e foi finalizada na Câmara para assistir a votação da Moção de Repúdio que foi apresentada pela Comissão de Direitos Humanos do legislativo l.
A Moção de Repúdio teve aprovação dos vereadores Viviane Sampaio (PT), Alexandre Xandó (PT), Dr. Andreson (PCdoB), Ricardo Babão (PCdoB), Valdemir Dias (PT), Fernando Jacaré (PT), Luciano Gomes (PCdoB), Dinho dos Campinhos (PP), Nildo Freitas (PSC) e Adinilson Pereira (MDB). Já os vereadores Orlando Filho (PRTB), Nelson de Vivi (União Brasil), Ivan Cordeiro (PTB) e Chico Estrella (PTC) se manifestaram contrários à moção.
Os vereadores Bibia (MDB) e Subtenente Muniz (AVANTE) se abstiveram da decisão. Estiveram ausentes Hermínio Oliveira (PODE), Lucia Rocha (MDB), Augusto Cândido (PSDB), Delegado Marcus Vinicius (PODE).
Fotos|Vídeos: Ailton Fernandes