Morre Nilson Lage, um dos mais importantes teóricos do Jornalismo brasileiro
O corpo, a pedido do professor, será cremado às 15h desta terça-feira (24.08), no Crematório Catarinense, no município Palhoça 24 de agosto de 2021 Malu LimaNa noite desta segunda-feira (23/08), morreu um dos grandes nomes da pesquisa em Jornalismo no Brasil, o professor e jornalista Nilson Lage. Aos 85 anos, ele resistiu a um câncer no pulmão e faleceu em Florianópolis, Santa Catarina, onde morava e atuou nos últimos anos de sua carreira. O corpo, a pedido do professor, será cremado às 15h desta terça-feira (24.08), no Crematório Catarinense, no município Palhoça.
Lage era mestre em Comunicação, doutor em Linguística e Filologia. Foi professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), e de instituições particulares cariocas. Aposentou-se em 2006 como professor titular do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após 50 anos de atividade profissional.
É autor de obras importantes do estudo de teorias do jornalismo no país, como ‘Ideologia e Técnica da Notícia’ (1979), sua mais consagrada obra no campo dos estudos em jornalismo. Enquanto pesquisador, investigou a histórica e a ideologia da imprensa e como se dá a organização e hierarquia da informação. Foi também um dos primeiros teóricos a considerar a reportagem investigativa na pesquisa em jornalismo no Brasil.
Foto: UFRJ