Nonada Jornalismo cria glossário contracolonial

Em formato ebook, o material é distribuído gratuitamente pela Nonada nas suas plataformas digitais 15 de janeiro de 2025 Rian Borges

A Associação Cultural Nonada de Jornalismo, lançou no final de 2024 o “Glossário De Termos do Pensamento Contracolonial”. O glossário reúne conceitos de pensadores brasileiros, que ideavam suas representações através de uma visão contracolonial. O material é distribuído gratuitamente pela Nonada nas suas plataformas digitais.     

A proposta visa oferecer uma ferramenta de aprendizado para estudantes, educadores, jornalistas, profissionais da comunicação e todos aqueles interessados em entender conceitos fundamentais para a análise das estruturas históricas e socioculturais do Brasil.

Na primeira edição, foram selecionados 22 termos de pensadores brasileiros que idealizavam seus pensamentos sob a perspectiva contracolonial. Entre os termos estão Futuro Ancestral, de Ailton Krenak, Améfrica, de Lélia González, Pacto da Branquitude, de Cida Bento, Dívida Impagável, de Denise Ferreira e Esperançar, de Paulo Freire.

Segundo Rafael Gloria, membro do Nonada Jornalismo, foi desafiador selecionar os termos para compor o glossário. “Por ser um campo vasto, teríamos que reduzir, pelo menos nessa primeira edição, a quantidade. Pela expertise do Nonada em diversas matérias realizadas ao longo da nossa trajetória e que trataram de alguns desses conceitos e também pela curiosidade em aprofundar certos temas, acabamos fechando em 22.”

Para além das descrições dos conceitos, o guia do pensamento contracolonial traz dicas culturais para o leitor se conectar com artistas que operam sob esses conceitos em diferentes áreas da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *