Núcleo de Defesa da criança e do adolescente realiza formação para jovens da periferia de Conquista

Evento oferece oportunidade para adolescentes de bairros periféricos se capacitarem para atuarem no ambiente digital  16 de outubro de 2024 Denilson Soares

Nos dias 18 e 19 de outubro, o projeto “Potencialidades: Transformando Talentos em Oportunidades”, oferecido pelo Núcleo da Defesa de defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), realiza na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus Vitória da Conquista, e no Centro Integrado dos Direitos da criança e do adolescente (Cidca), os cursos de Oratória, Design Gráfico e Fotografia e Arte. Irão participar 48 adolescentes em cada dia das atividades.

O projeto, idealizado pela mestranda em Educação pela Uesb, Jeane Lima, e pela professora universitária e coordenadora técnica do NDCA/Uesb, Luciana Rocha Prado, foi aprovado no edital municipal Geraldo Sarno com financiamento pela Lei Paulo Gustavo, e é voltado adolescentes de 14 a 17 anos da periferia de Conquista. De acordo com as organizadoras, o projeto representa um passo importante para proporcionar um futuro mais promissor para a juventude de Conquista. “Teremos uma nova geração de líderes e inovadores preparados para enfrentar os desafios do mundo digital e transformar suas vidas e comunidades.” É parceiro da iniciativa o Coletivo Ciranda das Cores, formado por técnicos e estudantes de diversos cursos da Uesb vinculados ao NDCA. Também é apoiador o Programa de Extensão da Uesb Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação, o qual faz parte o site Avoador.

No primeiro dia, pela manhã, os adolescentes farão um Workshop de Oratória com o professor Adão Albuquerque e, logo após, uma visita guiada aos estúdios do Sistema Uesb de Rádio e TV (Surte) À tarde, evento também contará com um curso introdutório de Design Gráfico para iniciantes, ministrado por Isabel Lima e Isabela Faro, que já foram bolsistas do Núcleo, no Laboratório de Jornalismo.

No segundo dia, os adolescentes farão duas oficinas de Fotografia e Arte, com o tema “conectando cultura e empreendedorismo”. O projeto oferecerá transporte e lanches durante todo o evento.

Ao final do projeto, serão sorteados tablets, garrafas térmicas digitais e microfones lapela para incentivar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Além disso, serão distribuídos kits de participação,e certificados aos participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *