Ocupa Brasília mobiliza deputados pela Pec do Diploma em Jornalismo
24 deputados baianos já declaram apoio a PEC 206/2012 29 de abril de 2024 Marco RyanEm Brasília, entre os dias 23 e 25 abril, aconteceu a terceira edição do movimento Ocupa Brasília, organizado pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), na Câmara dos Deputados. A mobilização foi realizada por dirigentes sindicais, jornalistas e estudantes.
O movimento Ocupa Brasília buscou sensibilizar os deputados federais pelo voto favorável à Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, que retoma a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista. “A participação de cada colega nessa luta é fundamental para a sensibilização dos parlamentares, pois o Congresso se movimenta para um lado ou outro na medida do ‘humor’ da sociedade”, disse o presidente do Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas da Bahia), Moacy Neves.
A Pec está pronta para ser votada no plenário do Legislativo, esperando apenas ser pautada pelo presidente da Câmara, Artur Lira. Na mobilização participaram dirigentes da Fenaj e dos sindicatos de 12 estados brasileiros, mais o sindicato do Norte do Paraná. Além da mobilização presencial, houve uma campanha virtual nas redes sociais, com posts de jornalistas em seus perfis pessoais e envio de mensagens aos deputados para o voto positivo na aprovação da Pec.
A luta pela obrigatoriedade do diploma foi retomada em março de 2023 pela Fenaj, e um mês depois foi realizada a primeira mobilização Ocupa Brasília. As conquistas da categoria até o momento, são uma audiência pública sobre o tema na Comissão de Comunicação da Câmara, adesão dos deputados de diferentes estados, sendo que da bancada baiana 24 já declararam voto positivo na aprovação da Pec.