Oficina de Checagem de Fatos está com inscrições abertas
A oficina de Checagem de Fatos direcionada pela jornalista Marta Alencar, que acontece dia dia (23/10), dá início a primeira etapa do Seminário de Combate à Desinformação. 17 de outubro de 2023 Vitor BarbozaNa próxima segunda-feira (23/10), o programa de extensão Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação vai realizar a oficina “Checagem de Fatos”, na modalidade remota, às 20h. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas por meio do QR code disponibilizado no cartaz de divulgação.
De acordo com a coordenadora do programa de Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação, Carmen Carvalho, esse é um treinamento para disseminar o conhecimento da checagem, especialmente relacionada ao uso da inteligência artificial, entre os estudantes do curso de Jornalismo. “É importante que os futuros jornalistas conheçam essa mais nova especialidade jornalística que trata de verificar informações falsas”
A palestrante da oficina é a jornalista Marta Alencar, que é mestra e doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ela é também fundadora da Coar (iniciativa independente de checagem no Nordeste) e do Podcast E-Coar. Atualmente atua como professora substituta na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Essa atividade é a primeira etapa das ações do programa extensionista de combate à desinformação. A segunda etapa vai acontecer, entre os dias 23 e 24 de novembro, respectivamente, “Educação Midiática” e as oficinas “Checagem de Fatos” e “Combate à Desinformação”. O palestrante será o jornalista e produtor de conteúdo, Victor do Vale da Serra, que atua na Agência Lupa. A programação faz parte da Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pelo governo federal.