Oficinas de Fotojornalismo e Newsletter não serão oferecidas mais na V Semana Jornalismo Importa; confira as novas opções e a programação completa
As inscrições do evento encerram nesta sexta-feira, 5 de abril 5 de abril de 2024 Rafaella LeiteDuas das oficinas mais procuradas da V Semana Jornalismo Importa, Fotojornalismo e Newsletters, foram canceladas pela organização da V Semana Jornalismo Importa: Ensino, Mercado e Pesquisa, que será de 8 e 12 de abril, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista. No lugar delas entram Jornalismo digital em tempos de plataformização e Estratégias de enfrentamento à violência na atividade jornalística. As inscrições finalizam nesta sexta-feira (05/04).
Segundo a coordenadora do evento e do curso de Jornalismo da Uesb, Carmen Carvalho, a exclusão das oficinas foi motivada por questões logísticas dos editais que financiam as atividades e também por causa da agenda dos palestrantes. Na segunda-feira, 8 de abril, as programação continua a mesma, durante o período da tarde haverá as oficinas “Direitos Trabalhistas e Liberdade de Imprensa”, com Moacy Neves e Samira de Castro, das 12h às 14h; “Lei de Acesso à Informação”, com Katia Brembatti, das 14h às 16h; “Métodos e Técnicas de Pesquisa em Jornalismo”, com Felipe Pontes, das 14h às 18h; e “Gerenciamento de Crise em Assessoria de Imprensa”, com Luciana Oliveira das 14h às 18h. Os locais das oficinas estarão disponíveis na programação oficial, na página do evento.
Na terça-feira, dia 9 de abril, as oficinas são as seguintes: “Jornalismo de Dados”, com Lucas Cavalcanti, das 14h às 18h; “Assessoria de Comunicação”, com Anderson Santana das 14h às 16h30; e “Como Abrir seu Negócio em Jornalismo”, com Anderson Couto, das 14h às 18h. Newsletter, com com a produtora e comunicadora Gabrielle Vilas Boas, foi cancelada. Na quarta-feira, dia 10 de abril, acontece no turno vespertino as oficinas “Estratégias de Enfrentamento à Violência na Atividade Jornalística”, com Marcelo Bronosky das 14h às 18h, e “O Jornalismo Crítico-Emancipatório em Adelmo Genro Filho”, com Rafael Bellan das 16h às 18h.
A quinta-feira, dia 11 de abril, contará com as oficinas “Educação Midiática e Checagem”, com Victor Terra que ocorrerá das 12h às 16h; “Como Combater a Desinformação”, com Gilberto Scofield Jr, que se inicia às 14h e finaliza às 18h; e “O que o Jornalismo tem a Ganhar (ou Perder) com a PL das Fake News”, com Ivan Paganotti, das 14h às 18h. Na sexta-feira, 12 de abril, acontecerá as oficinas “Teatro do Oprimido Contra a Desinformação”, com Hayaldo Copque das 12h às 18h; “Jornalismo Digital em Tempos de Plataformização”, com Suzana Barbosa, das 14h às 18h, e “Podcast”, com Afonso Ribas, das 14h às 18h. A oficina de “Fotojornalismo”, com o fotodocumentarista, Nilmar Lage seria neste dia, mas foi cancelada.
Para os discentes do curso de Jornalismo da Uesb, a participação é gratuita, já para os estudantes de outros cursos da instituição e de outras faculdades e universidades será cobrada uma taxa de R$25,00. Para professores e profissionais da comunicação e de outras áreas, a taxa a ser paga é de R$50,00. As inscrições para participar do evento se encerrarão no dia 5 de abril, e o link pode ser acessado na bio do perfil.