Oficinas marcam o quarto dia do Encontro de Jornalismo; Confraternização no sábado encerra evento

A programação dispôs de oficinas de Podcast, Design, Teatro e Jornalismo Esportivo 13 de março de 2025 Rian Borges

O quarto dia das atividades do Encontro de Jornalismo: Conhecimento, Artes e Vivências foi realizado nesta quinta-feira (13/03), na Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista. A programação teve como diferencial dos encontros anteriores, de palestras, as oficinas de Podcast, Design, Teatro e Jornalismo Esportivo.

As primeiras oficinas, de Podcast e Design, começaram às 8h e tiveram duas horas de duração. Teatro e Jornalismo Esportivo iniciaram logo na sequência, às 10h10, sendo encerrada ao meio-dia. As quatro oficinas oferecidas pelo Centro Acadêmico (CA) foram tanto para calouros quanto para veteranos do curso de Jornalismo.  

A oficina “Produção de Podcast”, foi ministrada pelo jornalista Wilson Júnior. Durante a apresentação, ele contou ao público sua experiência como “podcaster” no interior baiano, detalhando todas as etapas do processo de produção do podcast, como a criação do roteiro, a sonorização, edição, até a finalização do produto. Ele também dividiu a turma em dois grupos para que cada um pudesse elaborar um projeto de podcast a partir das suas explicações. 

Segundo Wilson, essa dinâmica proporcionou aos estudantes uma dimensão prática do podcast. “Fiquei muito feliz porque a partir desse resultado dos dois podcasts que surgiram ali, das ideias da turma, deu pra ver que eles pegaram bem o que eu queria passar, então, foi uma experiência maravilhosa”.  

Antoniel Rodrigues, que estava na oficina de “Produção de Podcast”, destaca os aprendizados que teve. “Ele mostrou para nós, ouvintes, a melhor forma de manter e executar um podcast, tirando nossas dúvidas e nos incentivando a, quem sabe no futuro, a possibilidade de produzir ou apresentar um Podcast”. 

Paralelamente, em outro espaço, estava acontecendo a oficina de “Princípios do Design”, ministrada pelo estudante de Jornalismo e Designer, Iuri Brito. Nela, os espectadores conheceram características do design abordados pelo profissional, como equilíbrio, os diferentes tipos de alinhamento, contraste, proximidade, repetição, hierarquia, ênfase, ritmo e movimento.

Para o estudante do terceiro semestre, Daniel Sena, essa oficina foi importante para o desenvolvimento dos alunos. “Para nós jornalistas ainda em formação, são informações que não estão à frente no curso, então entender os conceitos básicos, design desde técnicas ou então maneiras de produzir e de exposição de imagens, grid, layout, coisas desse tipo que incorporam e deixam a arte ou então a produção em si muito mais interessante”.

Depois de um pequeno intervalo, iniciaram-se as oficinas de Teatro e Jornalismo Esportivo. João Roferr, que é estudante de jornalismo e foi responsável por comandar a experiência teatral, explica que o Jornalismo e o Teatro caminham juntos. “Sempre precisaremos de referência, de apoio, de fontes, de contribuições para construirmos os nossos produtos, sejam eles jornalísticos, sejam eles teatrais”. 

João também nos conta que o teatro é uma abordagem especial para a integração entre calouros e veteranos. “Foi muito bacana porque nós passamos por exercícios de confiança, exercícios de interação, de relaxamento, em que as pessoas tiveram a oportunidade de conversar, de se conhecer e também de se entreter”. 

Calouro, Igor Santos, diz que a dinâmica da oficina lhe proporcionou mais confiança e concentração. “Foi uma experiência muito interessante e muito legal. Teve dois momentos que, pra mim, foi o auge da oficina, sendo que uma delas foi o jogo cidade dorme como um exercício de confiança. O segundo momento, que eu amei, foi o de improviso, que foi um caos completo, onde todo mundo estava se acabando de rir.”

A oficina de Jornalismo esportivo, que aconteceu simultaneamente a de Teatro, foi liderada pelo diretor de Jornalismo da Missão Sports, Nathan Pires, que convidou o jornalista dos Canais Espn, Ubiratan Leal, para participar da conversa. Durante duas horas, eles dialogaram com os estudantes sobre a prática do jornalismo inserido no contexto esportivo, especialmente o regional. 

O estudante do terceiro semestre, Raí Barbosa, que é fã de futebol e pretende seguir o caminho no esporte, detalha que a conversa com os profissionais vai lhe ajudar nessa trajetória. “Deu pra gente ganhar bastante experiências, e a gente teve a honra também de ter um comentarista da Espn. Eu particularmente aprendi várias coisas que eu não sabia ainda sobre o jornalismo esportivo, e tanto Natan, quanto o Ubiratan nos auxiliaram bastante sobre essa área”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Oficinas realizadas no quarto e último dia do Encontro de Jornalismo. Fotos: Cajor Uesb

Programação 

Depois de quatro dias da semana de integração, a confraternização universitária, que aconteceria na sexta-feira (14), foi remanejada para sábado (15) como parte do encerramento do projeto Encontro de Jornalismo: Conhecimento, Arte e Vivências. No lugar da antiga proposta, será realizada uma nova dinâmica voltada à integração com os calouros. O evento, organizado em parceria com a atlética, tem como objetivo promover a recepção dos novos estudantes e fortalecer a convivência acadêmica.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *