Pesquisa sobre o “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021” encerra nesta quinta (30)
A investigação vai coletar informações sobre as condições sociodemográficas e políticas, condições de trabalho e saúde dos profissionais 27 de setembro de 2021 Kézia AlvesFaltam apenas quatro dias para o encerramento da 2° edição do “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021”. A pesquisa é realizada pela Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (Retij) em parceria com a Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
De acordo com os organizadores, a pesquisa vai coletar informações sobre as condições sociodemográficas e políticas, condições de trabalho e de saúde dos profissionais das seguintes categorias: trabalhadores da mídia, fora da mídia e docentes de jornalismo.
A análise dos dados será feita pelos programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizada no laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).
Ao todo, o projeto conta com o apoio institucional de nove entidades nacionais da área: Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Profissão Jornalista (APJor), Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) e a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) ofereceu apoio na divulgação e mobilização de respondentes ao questionário.
A pesquisa segue até quinta-feira (30/09) e pode ser feita de forma anônima pelo site Perfil Jornalista.
Fonte: UFSC/Perfil do Jornalista Brasileiro