Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025 está com inscrições abertas
Estudantes de comunicação podem concorrer nas modalidades de texto, áudio, vídeo ou fotojornalismo 24 de abril de 2025 Luan Pereira e Nanda DedaA 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) está com inscrições abertas até o dia 9 de junho. Podem concorrer reportagens publicadas por estudantes de Comunicação/Jornalismo e profissionais nas modalidades de texto, áudio, vídeo ou fotojornalismo de 2024 e 2025.
O PJS é uma iniciativa que reconhece a importância do jornalismo na cobertura do empreendedorismo brasileiro. Criado pelo Sebrae, o prêmio se tornou uma referência entre 2008 e 2015, com mais de sete mil inscrições e 50 matérias premiadas, destacando jornalistas de todo o Brasil.
O tema a ser abordado nas publicações jornalísticas é o empreendedorismo, com enfoque nos pequenos negócios. Há duas categorias: profissional e universitário.
Os estudantes que desejam participar precisam se inscrever no site da premiação. Os trabalhos devem ter sido feitos entre 2024 e 2025, no caso dos formados, a produção escrita precisa ser de quando ainda eram estudantes.
Já os profissionais deverão inscrever reportagens publicadas de 3 de junho de 2024 a 8 de junho de 2025 nos veículos de comunicação de jornalismo impresso, webjornalismo, nas emissoras de rádio e de televisão sediadas no Brasil, ou em plataformas digitais. Nas categorias principais, cada profissional poderá inscrever, no máximo, três trabalhos, independente da categoria, no entanto, não há limite de inscrições por veículo.
Após as inscrições, a etapa Estadual do Júri acontecerá em agosto de 2025, já em setembro, será a premiação da Etapa Estadual (a critério de cada UF). Nesse mesmo mês, vai se iniciar a etapa regional do júri, e a etapa nacional vai acontecer em outubro de 2025, e por fim, ocorrerá entre novembro e dezembro de 2025, o evento de premiação nacional em Brasília (data a divulgar).
Na etapa final, a nacional em Brasília, os vencedores das categorias texto, áudio, vídeo e fotojornalismo ganharão um notebook. Além disso, um dos premiados será vencedor do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo e receberá também um celular de última geração, mesmo prêmio ofertado pelo ganhador da categoria especial Jornalismo Universitário.
Premiados da Uesb
Na edição de 2024, com a reportagem sobre o São João da Bahia e a relação com o empreendedorismo, publicada no site Avoador, o estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Murilo Trindade, conseguiu o segundo lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo. Juntamente com Murilo, concorreram na edição mais duas alunas da Uesb, em outras categorias. Uma delas é a jornalista recém-formada Emilly Chaves, que teve trabalho selecionado na categoria texto, porém não foi premiada. Já nas categorias vídeo e áudio, a jornalista Taís Patez (TV Uesb) e Daniela Palmeira (Site Coreto) respectivamente, não conquistaram a premiação, mas todos chegaram até a etapa final, participando do resultado na festa do Prêmio Sebrae.