Jornalismo Importa
Projeto do interior baiano concorre a reality show nacional e precisa de votos na plataforma ICL Tank
O projeto Formação Cidadã, com ênfase em Comunicação e Educação Midiática, da jornalista Emília Mazzei, está concorrendo ao prêmio ICL Tank, promovido pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL), e precisa de votos na plataforma da instituição até o dia 7 de junho. Os 20 negócios selecionados passam para a próxima fase e concorrem a prêmios de 1,5 milhões de reais.
De acordo com Emília, a proposta tem como público-alvo a juventude baiana do campo e vai promover a educação midiática por meio de duas propostas. A primeira é ensinar sobre cidadania, com História do Brasil, Raízes Racistas, e a segunda sobre Comunicação, com discussões sobre Democratização da Comunicação, Fotografia, Letramento Digital e Educação Midiática. Ela ainda contou sobre como foi o processo de inscrição. “O impacto do Projeto Formação Cidadã, com ênfase em Comunicação e Educação Midiática, é o de fortalecer as identidades culturais dos jovens na Bahia, e entregar a eles entendimento do contexto econômico e cultural ao qual pertencem. Além de contribuir no desenvolvimento digital dos participantes, o projeto vai ajudar os participantes a compreenderem o funcionamento das plataformas, dos algoritmos, das e de outros temas que serão abordados nas oficinas.”
Sobre a inscrição no concurso, a jornalista explicou que foi de forma inesperada. “No último dia das inscrições, dia 26 de abril, no fim do dia, abri meu e-mail e tinha uma mensagem com o assunto: ‘Último dia para inscrever seu projeto’. Li, por alto, e falava em concorrer a divulgação, mentoria e investimentos para execução. Mesmo tendo que fazer uma prova naquela noite, eu corri e abri o formulário. Comecei a preencher, sem nem ler do que se tratava. Mas algo me dizia que eu deveria inscrever um projeto nos mesmos moldes do que eu já trabalho.”
O prêmio ICL Tank consiste num reality show que visa investir em projetos que gerem impacto positivo no país que contribuam para colocar a transformação social como prioridade nos modelos de negócios. Na atual fase de votação popular e júri técnico, que vai do dia 6 de maio a 7 de junho, serão selecionados 20 projetos de negócios, que passarão para a primeira fase e concorrerão aos prêmios.