Semana Jornalismo Importa II debate o mercado, opressões e a cobertura esportiva

Serão quatro dias de intensas atividades com palestras, oficinas e intervenções artísticas 11 de maio de 2018

Entre os dias 15 e 18 de maio, será realizada, no auditório II do Módulo Luizão do campus da Uesb, em Vitória da Conquista, a Semana Jornalismo Importa II. O evento, em comemoração aos 20 anos do curso de Jornalismo, terá em sua programação variada: intervenções artísticas, palestras e oficinas, e traz temas jornalísticos, como a cobertura esportiva e a mídia independente, e questões em discussão na atualidade, ditatura militar no Brasil e os Direitos Humanos e as opressões sofridas por mulheres, negros e homossexuais.

A atividade está sob a coordenação da professora do curso de Jornalismo, Carmen Carvalho, e é organizada pelos alunos do segundo semestre do mesmo curso com o apoio do Colegiado de Jornalismo e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). O intuito da Semana Jornalismo Importa II é provocar reflexões acerca do jornalismo na atualidade e promover a interação entre os estudantes em formação e os profissionais do mercado local, regional e nacional.

A programação vai começar no dia 15, com debates relacionados às opressões às minorias, aos Direitos Humanos e à ditadura militar no Brasil. Para tratar desses temas, o evento contará com a presença dos convidados: Ruy Medeiros, professor do curso de Direito da Uesb e advogado; Luciana Silva, professora do curso de Direito e advogada; Núbia Regina, professora e pesquisadora do curso de Ciências Sociais; Murillo Nonato, mestre pela UFBA; e Kêu Souza, representante do Conselho Municipal da Mulher.

No segundo dia de evento, 16, os palestrantes Pedro Canísio (Salvador), Júnior Patente e Guilherme Barbosa (ambos de Vitória da Conquista) trazem suas experiências na área para debater a cobertura esportiva no jornalismo. E ainda sobre a temática esportes, as jornalistas Mariana Bastos (Folha de S. Paulo) e Natália Silva (Revista Gambiarra) vão instigar o debate a respeito da mulher no jornalismo esportivo.

Já o terceiro dia do Jornalismo Importa II terá foco na “Mídia independente”. A quinta-feira (17), terá início com as palestrantes Donminique Azevedo (Instituto Mídia Étnica) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres).Terá ainda nessa mesa, André Thibes, que irá tratar da precarização do trabalho jornalístico dos freelas. No mesmo dia, a segunda mesa será composta pelos representantes da “Mídia Independente” local: Rafael Flores e Ana Paula Marques da Revista Gambiarra, Frarlei Nascimento do site Blitz Conquista, Cibele Barbosa da Revista Saúde e Ellen Lapa do Blog Ellen Lapa. Ainda no dia 17, das 14h às 17h, acontecerá a oficina “Jornalismo Esportivo” com Mariana Bastos.

Na sexta-feira, 18, o último dia de evento, começa com um curso sobre “Mídia Independente”, que será ministrado pela jornalista Laura Capriglione, das 8h às 11h. Na sequência, às 12h, acontecerá uma intervenção teatral no Restaurante Universitário da Uesb que finalizará a Semana Jornalismo Importa II. Além das mesas de debate e oficinas, todos os dias serão realizadas intervenções artísticas nos intervalos e fotografias relacionadas aos temas do evento ficarão expostas no auditório II do Módulo Luizão.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link disponível na página do evento. O certificado será apenas para quem tiver mais de 70% de participação nas atividades programadas. Quem não puder comparecer na Uesb nos dias do evento, poderá acompanhar a programação completa via a cobertura do Avoador no Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *