Semana Jornalismo Importa III discute mídias sociais, liberdade de imprensa e violência contra a mulher

A programação contará com atividades culturais, oficinas e palestras e, entre os convidados, estão a presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Maria José Braga, e o apresentador da TV Bahia, Ricardo Ismhael 26 de março de 2019

Entre os dias 5 e 8 de abril, será realizada a Semana Jornalismo Importa III, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, com o objetivo de debater a importância do Jornalismo em nível local, regional e nacional. Na terceira edição do evento, haverá os temas relacionados diretamente ao jornalismo, como mídias digitais, ética profissional, liberdade de imprensa, inovações no telejornalismo, e também discussões sociais, a exemplo da violência contra a mulher. A programação contará com atividades culturais, oficinas e palestras e, entre os convidados, estão a presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Maria José Braga, e o apresentador da TV Bahia, Ricardo Ismhael.

A Semana Jornalismo Importa III é coordenada pela professora de Jornalismo da Uesb, Carmen Carvalho, e é organizada pelos alunos da disciplina Teorias do Jornalismo do segundo semestre do mesmo curso. O evento busca promover a integração entre comunidade acadêmica e profissionais da área e também discutir as transformações no Jornalismo. “A ideia do evento surgiu da necessidade de ratificar e enaltecer a importância do Jornalismo em tempos de internet, quando qualquer um pode produzir e publicar conteúdo. É preciso valorizar o jornalismo, mas o bom jornalismo, aquele de apuração veraz, responsável e comprometido com o interesse público”, defende a professora e coordenadora do evento. Já para a aluna Mariana Costa Lima, participar da organização do Jornalismo Importa tem contribuído para o seu crescimento pessoal e na sua formação como jornalista pelas inúmeras experiências enriquecedoras.

Na sexta-feira, 5, primeiro dia de evento, haverá uma intervenção artística de tema surpresa no Restaurante Universitário (RU). Já no sábado, 6, as palestras acontecerão a partir das 7h30 e irão discutir ética, liberdade de imprensa e telejornalismo. Para tratar dos dois primeiros temas, a Semana Jornalismo Importa III contará com a presença dos convidados: Maria José Braga, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Diêgo Gomes, responsável pela Secretaria de Comunicação de Vitória da Conquista; Frarlei Nascimento, do Blog Blitz Conquista; Caíque Santos, do blog Caíque Santos; Luiz Pedro Passos, da Rádio Uesb; e David Fortunato, jornalista da Tv Sudoeste.

A segunda mesa do dia 6 irá começar às 11h30 com o debate sobre telejornalismo e as inovações na programação. Ricardo Ismahael, apresentador da Tv Bahia; Daniel Silva, repórter da Tv Aratu; e Joana Rocha, repórter da Tv Uesb, irão trazer suas experiências na área e falar sobre as transformações que vem acontecendo no telejornalismo.

No terceiro dia de evento, 8, a programação contará com palestras sobre Jornalismo e Instagram com Daniel Silva, ConquistanoInsta; Carolina Coelho, consultora em redes sociais; Ellen Lapa, digital influencer; e Ana Paula Marques, assessora de imprensa e CEO da Vagalume Press.

A última mesa do evento irá abordar a temática machismo e violência contra a mulher com os convidados: Luiz Henrique Machado de Paula, delegado da Delegacia da Mulher de Conquista; Joana Rocha, presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB; e Nildma Ribeiro, vereadora de Vitória da Conquista. Ainda na segunda-feira, 8, a Semana Jornalismo Importa III irá promover a oficina “Como usar o Instagram no Jornalismo”, das 15h às 17h, ministrada pela consultora em redes sociais, Carolina Coelho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando nesse link. Confira abaixo a programação completa do evento:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *