Simpósio Jornalismo Atravessado pelo Gênero começa sexta (10)
As atividades incluem grupo de trabalho, oficinas e palestra com os professores convidados Cláudia Lago (USP) e Juarez Guimarães (UFMG) 8 de novembro de 2023 Nadiane Santos, Vitor BarbozaO Simpósio “Jornalismo Atravessado pelo Gênero”, que faz parte do VI Seminário Internacional Desfazendo Gênero, acontecerá nos dias 10, 11 e 13 de novembro de 2023, no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. As atividades incluem grupo de trabalho, oficinas e palestra com os professores convidados Cláudia Lago (USP) e Juarez Guimarães (UFMG).
A programação terá início no dia 10, com a apresentação de trabalhos no GT Jornalismo e Gênero, no Laboratório de Jornalismo, no prédio Amélia Barreto, das 10h às 12h. No dia seguinte, no mesmo espaço e horário, será a Oficina Fotojornalismo e Diversidade, com o fotógrafo Paulo César Lima, que também trouxe uma exposição de fotografias sobre a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ .
Na segunda-feira (13/11), haverá o debate sobre “Jornalismo Atravessado pelo Gênero” na mesa com os professores convidados, das 8h30 às 11h. A palestrante Cláudia Lago é doutora em Ciências da Comunicação e professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Já Juarez Guimarães Dias, é professor, pesquisador e extensionista do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação de Comunicação Social da UFMG (PPGCom). A mediação ficará a cargo das professoras do curso de Jornalismo Carmen Carvalho e Mary Weinstein.
No mesmo dia ainda haverá duas oficinas com os convidados. Jornalismo e Gênero com Cláudia, das 13h às 16h, no Laboratório de Jornalismo. De acordo com a professora, a oficina fará um exercício prático de análise de mídia, utilizando a metodologia do Global Media Monitoring Project (GMMP), para identificar o aniquilamento das mulheres nos produtos jornalísticos. “Para alcançar a equidade de gênero, entre outros aspectos, é essencial que os sistemas midiáticos sejam orientados para esse fim. Perceber como, ainda hoje, estão distantes desta perspectiva e, ao contrário, reforçam os estereótipos é muito importante tanto para pressionar os meios como para construir alternativas”, afirma a professora.
A outra oficina do dia 13 de novembro é “Comunicação e Diversidade”, das 17h às 19h, no mesmo espaço, o Laboratório de Jornalismo, com o professor Juarez. O conteúdo refletir sobre o conceito de diversidade e sua importância na contemporaneidade. Também vai abordar O evento a função da comunicação midiática na visibilidade de grupos historicamente marginalizados e na luta contra estereótipos. “A mesa convoca a audiência para refletir sobre o que entendemos desse guarda-chuva chamado “diversidade”, sua importância no mundo contemporâneo, e a relevância da comunicação midiática na visibilidade de pessoas e grupos historicamente invisibilizados quanto à representação e representatividade, e no combate a estereótipos”, disse o professor.
As inscrições ainda estão abertas no site do evento VI Seminário Internacional Desfazendo Gênero.