Site Avoador e TCC de Jornalismo são finalistas do Expocom do Intercom Nordeste
A professora Carmen Carvalho, a jornalista Leiane Oliveira e o estudante Vitor Carlos viajaram dia 19 de junho para defenderem os trabalhos 20 de junho de 2023 Da RedaçãoNeste 23° Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, realizado entre os dias 20 e 22 de junho, em Campina Grande, Paraíba, a ação extensionista Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação e um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Uesb são finalistas do Expocom, certame que escolhe os melhores trabalhos etapa regional de Congresso de comunicação. O evento reúne professores e estudantes dos nove estados nordestino.
De acordo com a coordenadora da ação de extensão selecionada e atual coordenadora do curso de Jornalismo da Uesb, a professora Carmen Carvalho, ter dois produtos desenvolvidos no curso entre os melhores trabalhos do Expocom do Intercom Nordeste demonstra a qualidade da formação dos jornalistas da universidade. “Temos um ensino de Jornalismo que busca unir um aprendizado técnico à teoria e à responsabilidade social. Esses dois produtos representam essa proposta.”
O programa Jornalismo como Forma de Transformação no Combate à Desinformação é finalista na modalidade Projeto de Extensão no Expocom, que seleciona produtos dos cursos de Jornalismo apresentado por estudantes. Estão na final outros quatro projetos da região. O representante da Uesb ė o
estudante do 5° semestre, Vitor Carlo Oliveira. Ele é um dos 21 participantes das atividades de 2022. “Representar a equipe do site Avoador que envolve todos os alunos do curso de jornalismo da Uesb é de grande responsabilidade. O programa de extensão me abriu novos olhares e me fez entender o jornalismo como agente de transformação social.”
A ação extensionista foi criada em 2019, tendo como principal produto as produções jornalísticas publicadas no site Avoador e distribuídas das redes sociais, especialmente no perfil do Instagram, e aplicativos de mensagens, como Whatsapp. Entre as coberturas realizadas, estão os 65 dias da greve dos professores de 2019, a pandemia da covid-19 nos anos de 2020 e 2021 e as eleições municipais de 2020 e o pleito estadual e federal de 2022. Além disso, o Avoador publica reportagens aprofundadas sobre temas de interesse social regional, realiza verificação de fatos pela editoria Xereta e educação midiática.
Outro trabalho selecionado sobre o site Avoador no evento é o resumo expandido “Jornalismo guiado por dados no combate à desinformação no site Avoador” apresentado ao Grupo de Trabalho de Jornalismo. O trabalho apresenta como as 12 reportagens resultado de investigação com realizada durante as eleições de 2022. A autoria é das alunas Victória Amaral Meira, Rebeca Almeida e da professora Carmen Carvalho.
O segundo produto selecionado no Expocom é o trabalho de conclusão do curso de Jornalismo de 2022 da atual jornalista Leiane Oliveira. Na modalidade reportagem em áudio, seu trabalho “Fala sério, Radialista! Aspectos da linguagem coloquial dos programas radiofônicos em Vitória da Conquista” também é um dos finalistas com outros quatros trabalhos nordestinos. “Eu realizei a análise do uso da linguagem informal em dois programas de rádio populares de Vitória da Conquista. A partir disso, produzi um episódio de podcast reunindo conceitos da linguística com entrevistas realizadas com os radialistas. Meu produto mostra como a linguagem informal usada dentro do rádio pode ser um recurso de estilo e uma estratégia para se aproximar da audiência.”
A professora Carmen, a jornalista Leiane e o estudante Vitor Carlos viajaram dia 19 de junho para defenderem os trabalhos no Intercom Nordeste. A cobertura o dia a dia do evento está nos Stories do Site Avoador no Instagram.