Site Conquista Repórter realiza série de reportagens sobre os problemas de mobilidade urbana e rural em Conquista
A série traz duas reportagens especiais, além de conteúdos para as redes sociais 15 de outubro de 2024 Vitor BarbozaO site jornalístico Conquista Repórter, em parceria com o veículo pernambucano Marco Zero, realizou um trabalho investigativo sobre os problemas de mobilidade para pessoas da periferia e zona rural de Vitória da Conquista. Foram produzidas duas reportagens e conteúdo para as redes sociais, com o título “Acesso Negado”.
Segundo a diretora executiva do Conquista Repórter, Victória Lôbo, a série de reportagens aborda as dificuldades de pessoas que moram em áreas rurais e periféricas da cidade a terem acesso a direitos fundamentais quando a mobilidade é escassa. “A intenção é, além de mostrar os problemas, apresentar as soluções para eles e como o poder público tem se movido para resolver, apresentando, também, como os planos de governo dos candidatos à prefeitura traziam essa temática.”
A série é composta por duas reportagens escritas, além de vídeos curtos e conteúdos exclusivos produzidos pelos veículos para as redes sociais. Uma das reportagens é sobre as dificuldades relacionadas à estrada na zona rural, principalmente em períodos chuvosos. Essa matéria traz a falta de atenção do Poder Público a quilombos como Laranjeiras, Sinzoca e Boqueirão, e como isso está relacionado ao conceito de racismo ambiental.
Já a outra reportagem traz os problemas da circulação de ônibus para comunidades periféricas da cidade; isso engloba a escassez de horários e as restrições que a tarifa de R$3,80 traz aos moradores que não têm como arcar com esse custo todos os dias.
Durante a investigação, a equipe do Conquista Repórter entrevistou três especialistas, que discutiram os obstáculos e soluções para enfrentar a segregação social e o racismo ambiental e sistêmico presentes nesses espaços. Eles também sugeriram formas de implementar políticas de mobilidade que garantam o direito à cidade para todos.