Site Coreto e Conquista Repórter apresentam o jornalismo do Sudoeste da Bahia no Congresso da Abraji de 2024
O evento nacional, em realização de 11 a 14 de julho, tem 1.200 inscritos 13 de julho de 2024 Vitor BarbozaNeste sábado (13/07), as jornalistas da região Sudoeste da Bahia, Raquel Rocha (Site Coreto, de Poções) e Victória Lôbo (Conquista Repórter, Vitória da Conquista) participaram da mesa “Os desafios de fazer jornalismo de qualidade no interior: do modelo de negócio à sustentabilidade financeira”, que também contou com Cristiano Pavini (Agência Farolete, de Ribeirão Preto). A atividade fez parte do 19° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo.
De acordo com a jornalista Victória Lôbo, responsável por propor a mesa no evento, o jornalismo no interior ainda é pouco discutido atualmente, o que gerou a necessidade de trazer a discussão para o debate nacional sobre os modelos de sustentabilidade do jornalismo. “Quanto mais veículos forem criados, mais investimentos surgirão para viabilizar isso. O jornalismo no interior não recebe investimentos de grandes financiadores, e precisamos de políticas públicas e da formação de redes extremamente necessárias nesse aspecto”
Já a jornalista Raquel Rocha, que também esteve presente na mesa, ressaltou que a discussão, ao abordar os desafios de fazer jornalismo no interior, é uma maneira de trazer luz sob o problema. “É importante para o nosso território, é importante para o ecossistema do jornalismo nacional como um todo. A gente precisa informar as pessoas da nossa região, principalmente desertos de notícias. Enxergar o que a gente faz e nos ver com potência e não com estereótipos.”
Outro participante da mesa foi o jornalista fundador da Agência Farolete e coordenador na Transparência Brasil, Cristiano Pavini. Para ele, o jornalismo local é Indispensável, e tem a mesma importância dos veículos de abrangência nacional. “Discussões que fortaleçam a cobertura nas localidades são salutares, e a mesa trouxe ótimos exemplos nesse sentido”, explica ele.
19° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
O evento começou dia 11 e acaba em 14 de julho, na ESPM, em São Paulo. Ao todo, na programação, há 150 mesas de debate, 280 palestrantes, incluindo 20 internacionais. Além disso, 16 livros lançados durante os quatro dias, com sessões de autógrafos conduzidas pelos autores, como Ilze Scamparini, José Hamilton, Fabiana Moraes e Daniela Arbex.