Uesb participa do Intercom Nacional em Belo Horizonte
O próximo Congresso Intercom Nacional, em 2024, será na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Camboriú, em Santa Catarina. 14 de setembro de 2023 Jenifer Vital e Gabriela NascimentoEntre 29 de agosto e 8 de setembro, aconteceu o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom Nacional, com o tema “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”. Os oito estudantes, uma ex-aluna e dois professores do curso de Jornalismo participaram de apresentação de artigos no evento em Belo Horizonte.
A conferência de abertura, que discutiu “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”, teve como palestrante o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o professor Renato Janine, e mediador o docente Giovandro Ferreira (UFBA/Intercom). “O Brasil é um caso de sucesso, sucesso na desigualdade, na injustiça e na pobreza, nós somos muito bons em outras coisas, mas temos que assumir que somos bons na geração de pobreza, miséria e fome,” disse Janine.
O curso de Jornalismo da Uesb participou tanto na etapa remota, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto, quanto na apresentação de diversos artigos durante a etapa presencial, de 4 a 8 de setembro . A professora Mary Weinstein e Dannilo Duarte apresentaram artigos na primeira fase, de maneira remota.
Já em Belo Horizonte, estiveram oito estudantes, uma ex-aluna e dois professores, Carmen Carvalho e Marcus Lima. A primeira apresentação de trabalho foi no dia 5 de setembro, com a jornalista Gabriela Souza que defendeu o artigo “Ela é quase da família: histórias de vida de mulheres que trabalham com serviços domésticos”, resultado do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) de 2021. No dia seguinte, os estudantes Ana Carolina Bastos, Carolina Lapa, Ednilson Silva, Larric Fernandes, Lívia Borges e Tiago de Lima, todos do oitavo semestre do curso de Jornalismo, apresentaram o trabalho “Desafios do Empreendedorismo para Jornalistas em Mercados Regionais: o Caso do Blog do Caique Santos”.
Também no dia 6 de setembro, Jenifer Vital e Gabriela Nascimento foram as responsáveis por defenderem o estudo “Características dos desertos de notícias do Sudoeste da Bahia”, resultado de uma pesquisa realizada também pelas alunas Edilaine da Rosa Cruz, Raquel Soares e Rose Aguiar, sob a orientação da professora Carmen Carvalho. Além disso, na mesma data, o professor Marcus Lima apresentou o artigo “Jornalismo brasileiro: a percepção de mulheres negras sobre a inserção no jornalismo local de Vitória da Conquista, Bahia” no dia 6 de setembro. Já a professora Carmen Carvalho substituiu a jornalista Mariana Oliveira na exposição do artigo “O Jornalismo guiado por dados na cobertura da pandemia da covid-19 do site Avoador”, resultado do TCC de 2021. Carmen também fez a explanação sobre o seu artigo “Processo de produção e novos formatos jornalísticos”, no dia 7 de setembro.
Ainda no dia 6 de setembro, durante o evento de premiações, a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNDC Brasil) ganhou o prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2023, na categoria Grupo Inovador, por sua capacidade de inovar nos planos teóricos, metodológicos, tecnológicos e pragmáticos. O site Avoador faz parte da rede desde a sua criação, em 2021.
No último dia do Intercom Nacional, das 12h às 14h, foi o momento mais aguardado pelos estudantes participantes do evento, Expocom no Intercom Nacional de Comunicação. Essa premiação faz uma junção de amostras de vários trabalhos práticos, que foram produzidos por estudantes de todo o país. Foram entregues 271 estatuetas, que são os prêmios de cada categoria. Um dos ganhadores foi o estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Abner Gonzaga, ele foi premiado na categoria Jingle. A jornalista formada pela Uesb, Leiane Oliveira, que concorria na categoria de Radiojornalismo não foi a vencedora, mas o seu trabalho é um dos cinco melhores do Brasil.
A cerimônia teve ainda o discurso do novo presidente da Intercom, o professor Juliano Domingues, que defendeu valores democráticos e princípios humanistas para a entidade. “Uma gestão comprometida com políticas afirmativas,norteadas por temas ligados à pauta de políticas de educação, comunicação, arte e cultura para grupos historicamente excluídos em busca da equidade de gênero e diversidade étnico racial e territorial nas ações da nossa entidade.”
O próximo Congresso Intercom Nacional, em 2024, será na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Camboriú, em Santa Catarina. O tema que será abordado no próximo Intercom é “Comunicação em Tempos de Inteligência Artificial: Impacto nas Desigualdades.”