Lula e Flávio Bolsonaro participam de último debate presidencial nesta sexta (23)

Transmitido pela TV Globo, GloboNews, g1 e Globoplay, o debate começa às 21h20, após o Jornal Nacional, e será mediado pelo jornalista César Tralli 22 de outubro de 2026 < Rebecca Di Pardi*

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) participam do último debate entre os candidatos à presidência da República no segundo turno das eleições de 2026. O encontro será promovido pela TV Globo nesta sexta-feira (23/10), às 21h20, logo após o Jornal Nacional.

O evento será transmitido ao vivo dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, pela TV Globo, GloboNews, G1 e Globoplay, com mediação do jornalista César Tralli. De acordo com as regras definidas pela emissora, o debate contará com quatro blocos, além das considerações finais. A ordem das perguntas será definida por sorteios realizados ao vivo pelo mediador. 

Nos três primeiros blocos, o candidato com a fala poderá se movimentar pelo estúdio, enquanto o adversário deverá permanecer no púlpito até chegar a sua vez. No primeiro bloco, serão feitas seis rodadas de perguntas com assuntos relacionados às diferentes regiões do país e um tema prioritário de âmbito nacional. 

No segundo e no terceiro, serão disponibilizados no telão temas que os candidatos podem escolher para o debate. Nessas três primeiras etapas, cada participante terá três minutos por rodada, divididos entre pergunta, resposta, réplica e tréplica. No quarto bloco, de tema livre, os concorrentes terão oito minutos de fala sem limite de intervenções. 

Após o debate, haverá uma coletiva de dez minutos com cada candidato, na sala de imprensa. A ordem foi definida por sorteio, com Lula primeiro, seguido por Flávio Bolsonaro. O Jornal da Globo, apresentado por Renata Lo Prete, exibirá análises sobre o desempenho dos candidatos após o encontro ao vivo. 

O Fato ou Fake, serviço de checagem do Grupo Globo, que conta com uma equipe de mais de 30 jornalistas, fará a checagem das declarações dos candidatos durante o debate. A Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), em parceria com o Site Avoador e outros coletivos, também fará a checagem em tempo real.

Foto de capa: Flickr/Lula e Flávio Bolsonaro Oficial

*Rebecca Di Pardi é bolsista do Programa de Extensão Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação.