Maiara Garcia Orlandini é a mais nova professora do curso de Jornalismo da Uesb
A jornalista é doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integra o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública 8 de julho de 2026 < Estela de Assis*A jornalista, mestre e doutora em Comunicação Social, Maiara Garcia Orlandini, é a mais nova professora do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Aprovada no concurso público aberto por meio do Edital 044/2024, ela foi empossada no dia 29 de junho e, no segundo semestre de 2026, será responsável por ministrar as disciplinas de Teorias do Jornalismo, Jornalismo Investigativo, Comunicação e Tecnologia e Jornalismo Participativo.
Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade Maringá, no Paraná, Maiara é mestre na mesma área pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre 2018 e 2023, fez o doutorado também em Comunicação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde realizou uma pesquisa sobre o ativismo feminista no meio digital por meio do uso de hashtags nas plataformas de mídias sociais.
Ao longo da carreira acadêmica, ela atuou em instituições como a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre liberdade de expressão e censura, democracia e comunicação, jornalismo e imprensa, desinformação e ambientes digitais e inteligência artificial e ética da comunicação. A professora integra o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública e coordena a especialização em Jornalismo de Dados na PUC Minas.
Para a docente, a pesquisa e a extensão universitária cumprem um papel essencial conectando o conhecimento produzido na universidade e a sociedade. “É o que realmente contribui para a sociedade, porque é na extensão que você devolve o investimento feito na universidade”, destaca. Maiara também defende a necessidade da inclusão do ensino sobre Jornalismo de Dados nos cursos de graduação das universidades.
“Hoje em dia, não se faz mais jornalismo sem ser por meio de dados, principalmente com a inserção da IA. Então, incluir essa disciplina no curso da Uesb traz uma modernização para a grade curricular dos alunos, além de alinhar a formação com o que está se estudando internacionalmente e dentro das universidades de ponta”, afirma a docente.
O edital
Publicado no dia 14 de fevereiro de 2024, o Edital 044/2024 ofertou 12 vagas para professores na Uesb nas classes auxiliar, assistente e adjunto, a serem ocupadas nos três campi, em Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié. O processo seletivo, que incluiu prova escrita, didática e avaliação de títulos, reservou 30% das vagas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e 5% para pessoas com deficiência.
Para o curso de Jornalismo, lotado no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), foi ofertada apenas uma vaga imediata para a classe assistente. A professora Maiara Garcia Orlandini e o professor Adalton dos Anjos Fonseca foram aprovados no mesmo concurso. Adalton tomou posse no dia 3 de outubro de 2024, enquanto Maiara foi convocada posteriormente, integrando a partir de 2026 o corpo docente da graduação em Vitória da Conquista.
Foto: Rebecca Di Pardi
*Estela de Assis é bolsista do Programa de Extensão Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação.