Hoje é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Santo Domingo, na República Dominicana 25 de julho de 2023 Edilaine Rocha e Raquel SoreiraNesta terça-feira (25/07), comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Santo Domingo, na República Dominicana, no primeiro encontro de mulheres afro-latina- americanas e afro-caribenhas.
A data tem por objetivo enfatizar a resistência e combate a toda forma de opressão às mulheres latino americanas e caribenhas. Já no Brasil, a data é uma homenagem ao dia da mulher negra e quilombola, Tereza Benguela. Ela era conhecida por sua luta e resistência à excravidão no século XVIII. Pela Lei n° 12.987/2014 o dia 25 de julho é o Dia Nacional Tereza de Benguela.
Para a presidente do Instituto Feira Preta, Adriana Barbosa, em entrevista à Agência Brasil, é importante as mulheres negras ocuparem cargos públicos. Já a deputada federal indígena, Célia Xakriabá, enfatizou que o número dessas mesmas mulheres no congresso ainda é pequeno. A ministra da Cultura, Margarete Menezes, destacou também que, mesmo diante de todas as dificuldades, as mulheres negras têm avançado diante obstáculos estruturais da sociedade brasileira.
Foto destacada: Pinterest