Multimídia

1 de outubro de 2022

Avoador explica: quem são os candidatos e candidatas à presidência da República?

Por:
Tags:

Ciro Gomes (PDT)

Iniciaremos com Ciro Gomes. Advogado e professor universitário, ele começou a carreira política no início da década de 1980. Foi deputado estadual duas vezes, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda, ministro da Integração Nacional e deputado federal.

Crítico do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresenta-se como alternativa à polarização política do país.

Felipe D’Avila (Novo)

Luiz Felipe Chaves D‘Avila, mais conhecido por Felipe D’Avila, concorre pela primeira vez à Presidência da República. Tem 59 anos e nasceu em São Paulo, no dia 24 de agosto de 1963. Ele possui o maior patrimônio declarado entre os atuais presidenciáveis, de 24,6 milhões de reais em bens e não recebeu do Fundo Partidário para sua campanha.

Autor de 10 livros, D’Ávila é cientista político pela Universidade Americana de Paris, é empresário e tem mestrado em Administração Pública pela Harvard. Ele coordena o movimento Unidos Pelo Brasil e é fundador da organização sem fins lucrativos, Centro de Liderança Pública.

Felipe Dávila é neto do deputado federal já falecido João Pacheco Chaves do então PMDB e irmão do deputado estadual de São Paulo Frederico d’Ávila do PL.

Jair Messias Bolsonaro (PL)

No terceiro episódio da série Avoador Explica sobre os presidenciáveis, o candidato apresentado é o atual ocupante do cargo, Jair Messias Bolsonaro. Eleito em outubro de 2018, ele concorre à reeleição este ano. Sua carreira política começou em 1988, quando foi candidato veredador à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e foi eleito.

Aos 17 anos, Bolsonaro entrou para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, mas acabou aposentado por problemas mentais, após praticar insubordinação. Seu governo tem sido caracterizado pela forte presença de ministros de formação militar, por uma relação umbilical com igrejas evangélicas conservadoras e por denúncias de corrupção em sua família.

Eymael (Democracia cristã)

No quarto episódio da série Avoador Explica sobre os presidenciáveis, o candidato apresentado é José Maria Eymael, mais conhecido por Eymael, nascido em Porto Alegre, no dia dois de novembro de 1939.

Graduado em Filosofia e Direito pela PUC do Rio Grande do Sul, o empresário e advogado é fundador e atual presidente do partido Democracia Cristã. Foi militante na Juventude Democrata Cristã e um dos constituintes da Constituição Federal de 1988. Cumpriu dois mandatos de deputado federal por São Paulo, tentou voltar à câmara de deputados em 2002, mas não se reelegeu.

Aos 83 anos, é a sexta vez que se candidata à Presidência da República, declarou R$6.572.826, 60 em bens e recebeu de fundo partidário para sua campanha R$1.164.431,00.

O vice na chapa é o economista João Barbosa Bravo, de 75 anos, natural de São Gonçalo (RJ), registrado como Professor Bravo.

Leonardo Péricles (UP)

No quinto episódio da série Avoador Explica sobre os presidenciáveis, o candidato da vez é Léo Péricles, do Partido Unidade Popular (UP) o qual é o presidente e um dos fundadores.

Péricles iniciou na militância política nos anos 2000, no âmbito do movimento estudantil. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi eleito diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE). Integrou o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), e liderou ocupações urbanas e protestos em BH. Pela primeira vez na história que tem uma chapa 100% negra.

 

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

No sexto episódio da série Avoador Explica sobre os presidenciáveis, o candidato apresentado é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido por Lula. Nascido em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco.

Ex-sindicalista e ex-metalúrgico, liderou grandes greves de operários no ABC Paulista durante a ditadura militar e ajudou a fundar o PT durante a abertura política em 1980. Lula iniciou sua carreira política no período da redemocratização e foi um dos principais líderes do movimento Diretas Já. Em 1986, foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo com votação recorde.

Liderou o país durante os anos de 2003 e 2010 e em 2018, foi preso para fins de execução provisória da pena no processo do tríplex do Guarujá e não pode disputar as eleições daquele ano de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a condenação de Lula. Posteriormente, os processos da Lava Jato contra ele foram suspensos.

 

Simone Tebet (MDB)

No nono episódio da série do Avoador Explica sobre os candidatos à Presidência da República , apresentamos a
candidata Simone Nassar Tebet. Ela é advogada, professora, escritora e ocupava o cargo de senadora da República pelo estado de Mato Grosso do Sul. Tebet é candidata à presidência do Brasil, com uma campanha centrista e social liberal na chamada “terceira via”.

Começou sua carreira lecionando em universidades no ano de 1992, trabalhou em universidades como a Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Católica Dom Bosco. Iniciou sua carreira política em 2002, ao ser eleita deputada estadual de Mato Grosso do Sul, Nas eleições municipais de 2004, ela foi eleita para seu primeiro cargo majoritário, prefeita de Três Lagoas, a primeira mulher a ocupar tal cargo no município e se reelegeu na eleição seguinte. Em 2010, renunciou à prefeitura para compor a chapa de André Puccinelli na eleição para o governo de Mato Grosso do Sul, na condição de candidata a vice-governadora.

Sofia Manzano (PCB)

No décimo episódio da série Avoador Explica sobre os presidenciáveis, a candidata apresentada é a militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro), Sofia Manzano. Ela nasceu na cidade de São Paulo, no dia 19 de maio de 1971.

Atualmente, Sofia, que é formada em Economia e tem mestrado e doutorado na área, é professora da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). Ela já foi vice-presidente da Adusb (Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) entre os anos de 2015 e 2016.

Ela já liderou a União da Juventude Comunista (UJC), no início de sua militância. Em 2014, foi vice na chapa de Mauro Iasi, candidato do PCB à Presidência da República.

 

Soraya Thronicke ( União Brasil)

No décimo primeiro episódio do Avoador Explica sobre os candidatos à Presidência da República, vamos apresentar a candidata Soraya Vieira Thronicke, que é filiada ao União Brasil (União). Ela foi eleita em 2018 para o cargo de senadora pelo Mato Grosso do Sul. Formada em Direito com especialização na área tributária e da família.

Em 2018, foi eleita com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e já defendeu uma das principais pautas do chefe do executivo, que é a defesa do porte de armas. Segundo ela, seu governo terá “viés feminino e não feminista”, será conservador, contra o aborto e a liberação das drogas.

 

Vera Lúcia (PSTU)

No décimo segundo episódio da série Avoador Explica sobre os presidenciáveis, a candidata apresentada é a Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado, candidata do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado).

Nascida em Inajá, Pernambuco, em 12 de setembro de 1967, ela já foi datilógrafa, faxineira e garçonete. Trabalhou também em uma fábrica de calçados, vivência que a engajou no movimento sindical. A partir do sindicalismo, Vera ingressou no PT (Partido dos Trabalhadores), mas, em 1992, ela e sua equipe romperam com o partido e formaram o PSTU.

A candidata já concorreu a prefeita de Aracaju e deputada federal e a governadora por Sergipe. Após se mudar para São Paulo, Vera concorreu à prefeitura da capital em 2020.
Na eleição presidencial de 2018, recebeu 55.762 votos (0,05%). Na época, sua chapa foi a primeira a concorrer à Presidência só com candidatos negros.

Ela tem como vice a indígena Raquel Aguiar Santos, conhecida também como Küna Yporã, da etnia Tremembé.