Entrelinhas é a nova coluna do Avoador sobre o universo literário
Os escritores e jornalistas, Morgana Poiesis e Ricardo Santos, irão trazer poesias, crônicas, contos e resenhas de livros da literatura conquistense, baiana, brasileira e mundial 30 de agosto de 2020 Morgana Poiesis e Ricardo SantosCaras pessoas leitoras,
Sejam bem-vindas à nossa coluna literária! Nós somos Morgana Poiesis e Ricardo Santos, escritores e jornalistas graduados pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Em nossas ENTRELINHAS, vocês encontrarão poesias, contos e crônicas da literatura conquistense, baiana, brasileira e mundial. Poderão acompanhar também, através de entrevistas e matérias jornalísticas, diversos projetos literários que têm dado visibilidade à produção autoral brasileira, bem como a guerrilha poética das feiras e editoras independentes no país.
Nesse itinerário, apresentaremos escritoras e escritores clássicos e contemporâneos, transitando pela literatura híbrida, que se desloca da palavra escrita para o corpo, o espaço e os objetos, performando outras linguagens possíveis. Além disso, traremos resenhas literárias de livros dos mais variados gêneros, em versos e prosas, desde aqueles que temos mais intimidade, como a literatura feminina, a fantástica, a ficção científica e o terror, até outras estéticas, como autobiografias, cartas, diários e demais registros pessoais de artistas, com seu rico valor cultural.
Não percam as linhas e as entrelinhas da nossa coluna, com as suas novidades quinzenais!
(…)
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
(…)
(A procura da poesia, Carlos Drummond de Andrade)
“Comecei a escrever sobre poder porque era algo que eu tinha muito pouco.”
(Octavia Butler)
Abraços,
Morgana Poiesis & Ricardo Santos
Foto de capa: Unsplash