Acidente de trânsito mata estudante de Farmácia

Conquista tem a maior frota de veículos da Bahia, com 174.189 veículos, sendo 60.601 veículos de duas e três rodas, incluindo 49.959 motocicletas 7 de junho de 2024 Felipe Velame, Malu Lima, Rebeca Spínola e Samilly Almeida

Morreu na madrugada desta sexta-feira (07/06) a estudante de Farmácia da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Luana Gabrielle Cerqueira Medeiros, 21 anos. Ela tinha sofrido um acidente com sua motocicleta, um dia antes, na manhã de quinta-feira, no semáforo do cruzamento entre a Avenida Luís Eduardo Magalhães e com a Avenida Olívia Flores, próximo do Colégio Modelo, zona leste de Vitória da Conquista.

A Polícia Militar da Bahia foi acionada por volta das 11h30 da quinta-feira para atender ao chamado do acidente. Segundo a equipe policial, o acidente ocorreu quando a motocicleta Honda/CG 160 Start de Luana chocou-se contra a lateral de um Toyota/Corolla, que tinha reduzido a velocidade ao se aproximar do semáforo entre as duas avenidas do bairro Candeias. O impacto derrubou a motociclista. No mesmo momento, um caminhão VW/24.250, que também trafegava no mesmo sentido, não conseguiu frear ou desviar, atropelando a vítima e arrastando a motocicleta até o cruzamento. O condutor do caminhão parou, retirou a a motocicleta que estava sob o veículo e a estacionou mais à frente, após o cruzamento.

Quando a PM chegou ao local, a motociclista já havia sido conduzida pelo Samu 192 ao Hospital de Base. A motocicleta foi deixada numa residência no bairro de Candeias, com autorização da mãe, a quem também foram entregues as chaves do veículo. Informações sobre velório e sepultamento serão fornecidas em breve pela família.

De acordo com o Detran (Departamento de Trânsito) da Bahia, Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia, possui a terceira maior frota de veículos do estado, com 174.189 veículos, sendo 60.601 veículos de duas e três rodas, incluindo 49.959 motocicletas. O Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) registrou 2.082 acidentes sem vítimas e 1.769 acidentes com vítimas entre janeiro e setembro de 2023, um aumento de 11,16% e 20,59%, respectivamente, em comparação com 2022.

Para a psicóloga do trânsito, Milena Reis, o acidente de trânsito de Luana é o reflexo da sobrecarga das vias públicas locais. “Estamos vivendo o caos do trânsito. Temos muitos carros, muitas motos, inúmeras bicicletas, pedestres e a necessidade de mobilidade urbana através dos ônibus e vans. A partir do momento que muitas pessoas usam ao mesmo tempo a mesma via, precisamos respeitar as regras de trânsito. Elas estão aí para dar ordem ao caos… Quando não há organização, estamos fadados a ter acidentes e fatalidades”.

Um dos equipamentos utilizados para monitoramento da velocidade dos carros e motos que trafegam nas vias públicas são os radares de trânsito. Em Vitória da Conquista, esses equipamentos deixaram de funcionar em abril de 2023, em razão da não renovação de contrato, pela prefeitura, com a empresa que fazia a manutenção do equipamento. Na época, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) divulgou nota afirmando que a não renovação do contrato aconteceu pelo fato da Semob estar trabalhando na instalação de uma central ampla de monitoramento digital, conhecida como “Muralha Digital”.

O site Avoador entrou em contato com a assessoria de comunicação, nesta sexta-feira (07), para saber sobre o andamento das instalações desta nova central, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para atualização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *