Agência do Bradesco com bancário infectado por covid-19 reabre em Conquista
O Sindicato dos Bancários enviou um ofício para a Prefeitura pedindo a realização de exames nos funcionários das agências bancárias da cidade 25 de junho de 2020 Alexya LeiteApós ter funcionário com diagnóstico positivo para a covid-19, no dia 18 de junho, a agência do Banco Bradesco, localizada na Praça Barão do Rio Branco, em Vitória da Conquista, foi obrigada a fechar as portas e só reabriu, nesta quinta-feira (25/06), depois de cinco dias fechada para desinfecção do local.
De acordo com denúncia do presidente do Sindicato dos Bancários de Conquista e região (SEEB/VCR), Leonardo Viana, “os bancos estão evitando testar os funcionários que apresentam sintomas do coronavírus para não ter que cumprir os protocolos acordados com o movimento sindical. Essa atitude irresponsável tem colocado em risco a saúde e a vida dos trabalhadores, dos seus familiares e clientes.”
Depois da divulgação do resultado do exame do servidor, no dia 18 de junho, o SEEB/VCR, além de solicitar a desinfecção total da agência, pediu ao banco a suspensão das atividades e a testagem imediata dos funcionários. No entanto, Viana disse que o Bradesco não estabeleceu um prazo para a aplicação dos testes para a covid-19. Já a higienização ocorreu entre 19 e 23 de junho e incluiu a limpeza de toda a mobília, aparelhos eletrônicos e terminais de atendimento.
O Avoador entrou em contato com o Bradesco por e-mail, mas não houve resposta até a publicação dessa matéria. Por telefone, um funcionário da agência disse que a empresa não tem resistência em testar os seus trabalhadores e aguarda o envio de testes de Salvador.
O Sindicato dos Bancários enviou um ofício para a Prefeitura de Conquista pedindo a realização dos exames nas agências bancárias da cidade. Uma reunião entre a entidade e a Secretaria Municipal de Saúde tinha sido agendada para esta quinta-feira (25/06). “A secretaria desmarcou alegando ter sido convocada de última hora para uma reunião com o prefeito. Estamos aguardando a remarcação, mas mantivemos contato com o coordenador do Comitê de Crise e a conversa está avançando”, explicou Viana.
A agência, localizada na Praça Barão do Rio Branco, reabriu hoje com atendimento controlado para prestação de serviços essenciais, como busca por cartão, solicitação de senhas e saques para clientes não possuintes de cartão da conta.
Foto de capa: Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista