Anatel cria plataforma com dados sobre a cobertura nacional da telefonia
A plataforma foi desenvolvida a partir de dados concedidos pelas operadoras telefônicas do país 20 de maio de 2021 Catarine FerrazA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou dia 3 de maio uma ferramenta que possibilita que o usuário verifique a cobertura de sinais da telefonia e banda larga móvel em todo o Brasil. O Painel Cobertura Móvel facilita ao consumidor a escolha da melhor operadora que atua em cada região e apresenta todo o seu mapeamento a partir de manchas, que caracterizam os níveis da existência de sinal nos mais diversos locais do país.
De acordo com a Anatel, a plataforma serve para oferecer ao consumidor mais transparência e informação. Além disso, o painel estimula os órgãos públicos e instituições de pesquisa a fazerem estudos e levantarem políticas públicas voltadas à expansão tanto das Tecnologias de Informação e Comunicação quanto da banda larga móvel do país.
Todos os municípios brasileiros têm acesso à telefonia móvel, mas isso não significa que suas áreas urbanas possuem cobertura completa. Cerca de 91,2% das cidades possuem sinal 3G e 4G, mas somente 46% da extensão rodoviária federal têm alcance à essa cobertura. A ferramenta possibilita ainda o controle e rastreamento de veículos às empresas e ao transporte autônomo.
A Anatel explicou ainda que conforme a cobertura 5G for implantada no país, ela também será incluída no recurso. Já está previsto para o segundo semestre deste ano o Leilão do Espectro 5G, que tem como uma de suas obrigatoriedades expandir a cobertura de rede móvel em até 48 mil quilômetros na malha viária brasileira.
O Painel Cobertura foi desenvolvido a partir de dados fornecidos pelas operadoras e segue as recomendações da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Por enquanto, não há uma versão para smartphones, que ainda está na fase de desenvolvimento.
Fonte: Gov.br