Após suspensão na Justiça, reabertura do comércio avança para a 3ª fase em Itabuna
A partir desta sexta-feira (31/07), o Jequitibá Plaza Shopping, as academias, os salões de beleza e as barbearias poderão voltar a funcionar 30 de julho de 2020 Karina CostaA pedido da Prefeitura de Itabuna, o Tribunal de Justiça da Bahia suspendeu a decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública que determinou o fechamento do comércio não essencial na cidade. Nesta quinta-feira (30/07), então, o prefeito Fernando Gomes anunciou o início da terceira fase do plano de retomada das atividades econômicas concomitantemente com o toque de recolher entre 20h e 5h.
A partir desta sexta-feira (31/07), o Jequitibá Plaza Shopping, as academias, os salões de beleza e as barbearias poderão voltar a funcionar. O decreto n° 13.762 também amplia o horário de funcionamento do comércio. Anterior a essa normativa, as lojas estavam abertas entre 9h e 15h. Agora, os comerciantes poderão atender clientes até às 18h.
O Shopping irá funcionar de 12h às 20h enquanto as academias de ginástica, musculação e dança estarão abertas entre 5h e 19h. Todos esses setores têm autorização para abrir de segunda a sexta, mas não podem realizar liquidações ou promoções capazes de gerar aglomeração de pessoas.
Ao anunciar as novas medidas de flexibilização, o prefeito Fernando Gomes ressaltou o impacto da pandemia na economia da cidade. “O fechamento do comércio tem impactado diretamente na quantidade de postos de trabalho, causando prejuízos na ordem de R$ 500 milhões e o encerramento definitivo de 39 empresas”, disse.
Segundo o último Boletim Epidemiológico, divulgado pelo município nesta quarta-feira (29/07), Itabuna registra 5.248 casos confirmados da covid-19 e 111 óbitos. De acordo com a Prefeitura, a cidade possui seis leitos de UTI’s disponíveis e 24 leitos clínicos ainda desocupados.
Foto de capa: Reprodução/Internet