Atuv amplia horário de atendimento ao público para acabar com as longas filas
O novo funcionamento do serviço de atendimento durante a semana será das 7h às 21h e no sábados das 8h às 14. 8 de agosto de 2023 Gabriela Nascimento e Jenifer VitalPara reduzir as longas filas que os usuários do transporte coletivo de Vitória da Conquista têm enfrentado nas agências da Associação das Empresas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (Atuv), desde o final do mês de julho, a empresa implementou um novo horário de atendimento. O novo funcionamento do serviço durante a semana será das 7h às 21h e no sábados das 8h às 14h.
De acordo com Atuv, o aumento da demanda está relacionada com a troca do cartão do sistema de transporte público da cidade que começou há 3 meses. Essa mudança foi definida com a divisão dos tipos de usuários por meses, mas, mesmo assim, não resolveu a questão do atendimento na agência do Centro. Com o novos horários, os usuários terão mais cinco horas de atendimento durante a semana e também aos sábados. Além disso, houve o aumento da equipe de funcionários e um maior número de disponibilidade de senhas.
A vendedora Andressa Gomes, que utiliza o transporte diariamente, disse que ficou assustada com o tamanho da fila da Atuv do Centro na semana passada, dia 3 de agosto. “Só consegui pegar a senha 144 às 9h30, e só fui atendida às 15h30. Pelo o que eu percebi, o cartão empresarial é o que mais demorava, o cartão escolar sempre chamava mais senhas e o nosso sempre era o último. A cada 10 senhas, somente duas eram para o cartão empresarial.”
O estudante de Jornalismo da Uesb, Tiago dos Santos, passou por situação semelhante no dia 28 de julho. Segundo ele, faltavam na agência do Centro organização e estrutura para conseguir atender a demanda. Com a senha 132, o estudante teve que esperar 3h30 em pé pelo atendimento.
A substituição do cartão preferencial do idoso é realizada somente na agência do Glauber Rocha, já o bem simples, o estudantil e o empresarial podem ser atualizados e recadastrados nas agências do Centro, Uesb e Centro Cultural Glauber Rocha.
De acordo com a gerente de Cadastro da Atuv, Camila Viana, essa mudança visa futuras melhorias, como o surgimento de novas formas de pagamentos para a realização de recargas.
A troca dos cartões de ônibus foi programada pela Atuv para acontecer em quatro etapas. A primeira, de 22 a 27 de maio, foi específica para passeios gratuitos. A segunda, de 29 de maio a 1º de julho, teve como foco os passes da terceira idade. A terceira, de 3 a 29 de julho, foi para cartões de estudante. Quem usa transporte público tinha até 27 de julho para fazer o carregamento do cartão, que seria válido até 28 de agosto. Depois disso, o saldo do cartão antigo não pode ser usado. Por fim, a quarta fase, de 31 de julho a 2 de setembro, é destinada aos portadores do passe Bem Simples.