Beatriz Souza conquista a 1ª medalha de ouro do Brasil em Paris
Brasileira se torna a única mulher estreante em Olimpíadas a ser campeã em provas individuais 2 de agosto de 2024 Rian BorgesNa manhã desta sexta-feira (2), a judoca Beatriz Souza, de 26 anos, conquistou a 1ª medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, na França. A brasileira derrotou a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial na categoria acima de 78kg, aplicando um waza-ari.
O caminho de “Bia” até o ouro começou cedo, às 5h da manhã (Brasília). Na primeira luta, pelas oitavas de final, a atleta venceu a israelense Izayana Marenco em apenas 41 segundos. Em seguida, nas quartas de final, a brasileira encarou a sul-coreana Hayun KIM. A vitória veio com um waza-ri.
No duelo de semifinal, Beatriz enfrentou a judoca número 1 do ranking mundial, e dona da casa, Romane Dicko. Apesar disso, a brasileira não tomou conhecimento da francesa. A luta terminou 10 a 0 e o sonho pela medalha se tornava cada vez mais real para a paulista, nascida em Peruíbe, e estreante em Olimpíadas.
Já com lugar garantido no pódio, Beatriz teve que encarar Raz Hershko, segunda colocada no ranking da categoria acima de 78kg. Com 44 segundos de luta, a atleta do Brasil derrubou a adversária com as costas no chão e conseguiu o único ponto da disputa. Após o golpe, Beatriz se manteve firme e controlou o confronto. No fim, ao ver que tinha realizado um sonho, ela gritou: “Eu sou campeã Olímpica”.
Beatriz, que foi a 1ª atleta, entre homens e mulheres, a conseguir um ouro para o Brasil nas Olímpiadas de Paris, realizou um outro feito: se tornou a primeira e única mulher a estrear em Olimpíadas e ser campeã em provas individuais.
Foto: @alexandreloureiroimagens | Alexandre Loureiro/COB