Caixa atende 3 mil beneficiários do Auxílio Emergencial neste sábado em Conquista

Na agência do Centro, os três andares foram organizados para atender a 100 pessoas por vez, como medida de segurança contra a disseminação da covid-19 2 de maio de 2020 Da Redação

Neste sábado (02/05), cerca de três mil pessoas beneficiárias do Auxílio Emergencial foram atendidas nas três agências da Caixa Econômica Federal, em Vitória da Conquista, das 8h às 14h. Na unidade do Centro, localizada na Praça Barão do Rio Branco, 1,2 mil atendimentos foram contabilizados e às 11h não havia mais fila.

A antecipação do pagamento, para quem faz aniversário em setembro e outubro e receberia no dia 4 de maio, foi uma medida tomada para reduzir filas e aglomerações nas agências. De acordo com a Caixa, os pagamentos foram iniciados no dia 27 de abril e muitas pessoas que apareceram nos bancos não eram o público-alvo do auxílio. Apenas uma a cada cinco delas tinha direito ao saque nessa data.

Movimentação na agência da Caixa Econômica Federal do Centro de Conquista já era menor depois das 11 horas. Foto: Afonso Ribas.

Em nota, a Caixa Econômica Federal disse que “o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências em último caso. Aqueles que receberam o crédito por meio da Poupança Digital Caixa podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone”.

Na quinta-feira (30/04), só a agência do Centro atendeu três mil pessoas, o que gerou uma longa fila na rua. Para manter o distanciamento entre as pessoas, a Prefeitura de Conquista fez uma sinalização na avenida em frente à Caixa. Neste sábado, mais uma vez as filas existiram, mas acabaram antes do horário de fechamento do banco. Chegou a 50 o número de funcionários que trabalharam hoje nas três agências da cidade.

O pagamento foi realizado por meio da Poupança Social Digital, conta aberta pela Caixa para o recebimento do benefício. Ela pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Anteriormente, para sacar o dinheiro, era preciso gerar um código autorizador válido por até duas horas. Como houve muitas reclamações em relação ao aplicativo e a senha, neste sábado, o tempo de duração do código foi estendido para 24 horas, permitindo, assim, o atendimento dos funcionários da Caixa.

100 pessoas estavam sendo atendidas por vez na agência da Caixa da Praça Barão do Rio Branco. Foto: Afonso Ribas.

Na agência do Centro, aproximadamente 100 beneficiários estavam sendo atendidos por vez dentro do prédio, que teve três andares direcionados ao atendimento. As pessoas entravam depois de receber uma das senhas, que tinham três cores diferentes (branca para o primeiro andar; rosa, segundo; verde, terceiro).  Os funcionários, então, viabilizavam a senha de saque e os beneficiários sacavam o dinheiro no caixa eletrônico ou no atendimento convencional. Essa organização em modelo de montagem possibilitou mais agilidade aos encaminhamentos.

Atendimentos

Na próxima terça-feira, serão feitos os pagamentos para quem faz aniversário em novembro e em dezembro. No total, em todo o país, foram abertas 902 agências para realizar o atendimento do Auxílio Emergencial. Além disso, foram contratados 2.800 novos vigilantes e o ampliou-se o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público.

Mais de 44 milhões de pessoas já foram beneficiadas com o Auxílio Emergencial em todo o país. Foto: Afonso Ribas.

O app Caixa Tem foi desenvolvido pelo Ministério da Cidadania e a Dataprev em apenas duas semanas, o que permitiu o cadastro e pagamento do Auxílio Emergencial do governo federal, que já contabiliza 44,3 milhões de pessoas beneficiadas.

 

Foto de capa: Caixa Econômica Federal.

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