Carreta da Saúde no combate ao câncer de mama no Outubro Rosa

Os atendimentos eram realizados das 7h às 17h, com a distribuição de senhas logo cedo no Centro Cultural Glauber Rocha 1 de novembro de 2024 Iuri Brito, Joanderson Santos, Luiza Boa Sorte e Maria Luiza Amorim

Cerca de 600 mamografias e 30 consultas com mastologistas foram realizadas pela Carreta da Saúde, no Centro Cultural Glauber Rocha, no Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, entre os dias 7 e 31 de outubro, em Vitória da Conquista. Os atendimentos, realizados a partir da distribuição de senhas, começavam às 7h e se estendiam até 17h.

De acordo com a coordenadora do programa Saúde Mais Perto da Prefeitura de Vitória da Conquista, Tainara Silva, houve uma intensificação dos serviços oferecidos às mulheres por conta do mês de outubro, de combate ao câncer de mama, mas foram mantidos os demais atendimentos. “A gente aumentou a quantidade de ultrassom de mama, a quantidade de mastologistas e a quantidade de mamografias, com o intuito de atender a saúde das mulheres.“

A Liga Acadêmica de Oncologia (Laonco) esteve presente na ação da prefeitura por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. ” Estamos passando algumas informações acerca da conscientização do câncer de mama, que é o mês”, disse o representante da entidade, Rafael Almeida

Já a Liga Acadêmica de Oncologia e Obstetrícia, a qual Tamiris Correia faz parte, percebeu o interesse da população no tema câncer de mama. “Quando fazemos uma sala de espera e falamos sobre a temática, as pessoas engajam, têm dúvidas, perguntam. O engajamento da população é muito bom, e é gratificante para a gente estar aqui fazendo isso.”

Norma Lúcia da Silva é uma das mulheres que foi dia 31 de outubro fazer o exame no Glauber Rocha, que está mais perto de sua casa. “Soube lá no posto do Miro Cairo, ontem. Consegui marcar os exames; já fiz o ultrassom e já vou fazer a mamografia agora” O O representante da Liga Acadêmica de Patologia (LAP), Rodrigo Brandão, ressaltou que o câncer de mama não é uma pauta exclusiva feminina, e que “homens também tem câncer de mama” e devem também ficar atentos e fazer exames para verificar a possibilidade da doença.

Durante o Outubro Rosa, ao programa municipal reforçou a importância da mamografia como ferramenta fundamental na detecção precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento e cura. Após a consulta com o médico, os exames de mamografia, podem ser solicitados diretamente na Unidade Móvel, que, desde o início de 2023, tem percorrido diversos bairros para ampliar o acesso ao serviço. Até o final de outubro, a Carreta da Saúde já tinha contabilizado 60 mil atendimentos nas mais diversas modalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *