Casal desenvolve biblioteca no Distrito da Cabeceira da Jiboia do município de Conquista
O projeto é desenvolvido por professores para incentivar a leitura e assim, estimular a educação e a cultura 13 de fevereiro de 2021 Sara DutraA professora Juliana Almeida, junto com o seu esposo e também professor, Josué Brito, desenvolve o projeto Biblioteca Comunitária Donaraça, no Distrito da Cabeceira da Jiboia, região da Limeira, zona rural de Vitória da Conquista. A ideia deles é estimular a educação e a cultura por meio dos livros.
No sítio do casal, um salão foi transformado em biblioteca e, depois da pandemia, o projeto será ampliado para permitir visitações e ser um centro cultural com atividades lúdicas, como rodas de conversa, saraus, exibição de filmes, dança e teatro.
A criadora do projeto explicou que o nome da biblioteca, Donaraça, é uma homenagem a todas as mulheres da zona rural, e a fonte inspiradora foi a moradora local, Dona Iraci, considerada como o “símbolo do cuidado feminino e da fibra da mulher do campo”.
Juliana foi professora da rede estadual em Poções e Vitória da Conquista e da rede municipal em Anagé. Ela é especialista em avaliação pela Uneb/IAT e História Social do Trabalho pela Uesb. Atualmente, atua como coordenadora do Clube de Leitura “UM dedin de prosa e poesia”. Já o marido e parceiro do projeto, Josué Brito é professor da rede estadual de ensino, psicólogo, especialista em Alfabetização pela Uesc e mestrando em Letras pela Uesb.
Juliana e Josué tem recebido doações de livros de literatura para o projeto, exceto livros didáticos. Um dos pontos de entrega é na Rádio Brasil FM, localizada na rua Lions Club, nº 2, Centro , em Vitória da Conquista. Também é possível fazer contato pelo Facebook no perfil Juliana Sbrito, Instagram com Juliana.sbrito2020 e pelo WhatsApp: (77) 99803-7350.
Fonte: Blog do Léo Santos