Casamento coletivo gratuito une 23 casais em Conquista
O evento, realizado este ano pela primeira vez no Shopping Conquista Sul, reuniu cerca de 500 participantes, entre noivos, convidados e organizadores 18 de novembro de 2024 Ana Clara Fonte,sAndremax Santos, Daniel Sena, DyanaO sonho de oficializar a relação amorosa por meio da casamento virou realidade para 23 casais no dia 18 de novembro, no Shopping Conquista Sul, às 15h, em Vitória da Conquista. Cerca de 500 pessoas, entre noivos, convidados e organizadores, participaram da cerimônia civil, que foi organizada pelo Projeto Laços de Família – Casamento Coletivo, um parceria entre o pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos da Uesb (Cejusc) em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia.
A cerimônia foi conduzida pelo juiz de paz, Geraldo Liberato, com a coordenação de Ellen Fróes, que faz parte do Cejusc/Uesb, e a assistente social da Defensoria Pública, Débora Santana. Para Ellen, o casamento simboliza mais do que a união legal entre duas pessoas. “O casamento é, acima de tudo, um símbolo de amor e união que rompe barreiras financeiras, sociais e culturais. É a concretização de sonhos e o fortalecimento de laços de compromisso e parceria.”
Para Vilma Dias, 39 anos, que há 13 anos vive com seu companheiro e tem um filho de 10 anos, participar do projeto foi a realização de um projeto de vida. “Quando conheci o projeto através do pastor da minha igreja, vi a chance de oficializar nossa união. Hoje, estou muito feliz em realizar esse sonho”, contou Vilma. Paulo da Paixão, 55 anos, que passou a ser o marido oficial de Vilma, contou na ocasião que estava realizado. “Sempre disse que um dia seria minha vez.”
Segundo Ellen Fróes, a maior dificuldade da realização do Projeto foi garantir parcerias e viabilizar a documentação junto aos cartórios dos casais. A Defensoria Pública providenciou as certidões e auxiliou os casais em suas habilitações.
Neste evento de 2024, o Projeto Laços de Família – Casamento Coletivo contou com o apoio de 11 empresas locais, que ofereceram os serviços de maquiagem, penteados, trajes, decoração, música e o espaço para realização da celebração. As apresentações musicais de Cláudia Riso e Ezequiel Luz trouxeram ainda mais emoção à celebração da cerimônia.
- Projeto Laços de Família realiza o sonho de 23 casais ao realizar casamento coletivo gratuito em Vitória da Conquista. Crédito: Dyana Freire.
Projeto e inscrição
O Projeto Laços de Família – Casamento Coletivo, que já beneficiou mais de 500 casais, foi criado em 2014 por Ellen Fróes. Interrompido apenas em 2021 devido à pandemia da covid-19, nesta edição de 2024, o diferencial foi o local da realização, o Shopping Conquista Sul. Ellen explicou que a mudança de local ocorreu com intuito de tornar o evento mais conhecido, tornando possível o alcance de mais casais para os próximos anos.
O projeto busca remover as barreiras financeiras que dificultam a formalização da união, promovendo cidadania e inclusão social. É destinado a casais de baixa renda, com foco naqueles residentes na zona rural.
A cada edição, o projeto abre a participação de até 30 casais, sendo a ordem de inscrição o principal critério de seleção. Neste ano, o processo completo durou por sete meses, de março a novembro, e o número de casais contemplados foi reduzido a 23, sobrando sete vagas.
Para participar, os casais precisavam comprovar elegibilidade, apresentando documentos como RG, CPF, certidões e o CadÚnico atualizado. “As pessoas interessadas podem procurar o Cejusc, no Núcleo de Prática Jurídica, ou a Defensoria Pública, localizada em frente ao Shopping Boulevard”, explicou a assistente social da Defensoria Pública, Débora Santana.