Cia Operakata de Teatro apresenta o Circo Soleinildo no YouTube neste último fim de semana de agosto

O Circo Soleinildo, que nasceu há dez anos, em Vitória da Conquista, é fruto do trabalho da Cia Operakata de Teatro 25 de agosto de 2021 Carolina Lapa

Nos dias 27,28 e 29 de agosto, às 20h, o espetáculo Circo de Soleinildo será exibido no canal do YouTube da Cia Operakata de Teatro. Logo depois da apresentação, haverá um bate-papo com o elenco no perfil do Instagram da Operakata sobre o processo criativo.

O Circo Soleinildo, que nasceu há dez anos, em Vitória da Conquista, é fruto do trabalho da Cia Operakata de Teatro, um grupo artístico que se dedica à pesquisa e experimentação das mais diversas linguagens cênicas. O espetáculo conta a história de um velho dono de circo decadente, que viaja com sua trupe sertão adentro à procura de seu público, que é cada vez mais reduzido.

De acordo com a Cia Operakta, o espetáculo foi construído a partir de lembranças pessoais do autor e diretor, Gilsergio Botelho, e traz elementos do clown, da Commedia Dell’arte, que são técnicas circenses. Além disso, o elenco se utiliza da expressão corporal para contar a história, em uma linguagem que permite abrir mão da palavra falada, mas valoriza a riqueza da arte milenar mambembe.

Ao longo dessa trajetória de dez anos, o circo de Soleinildo já participou de diversos Festivais do território brasileiro, como o: Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC/2012), Festival do Teatro Brasileiro (FTB/2013) e Mirada – Festival de Teatro Ibero-Americano. Passou por capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Belo Horizonte e Salvador.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Espacial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Foto destacada arquivo pessoal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *