Com um déficit de 47% de arborização, Prefeitura de Conquista oferece mudas gratuitas para população
Dados do Censo 2022 apontam que quase a metade dos domicílios conquistenses não se encontram em áreas arborizadas 25 de abril de 2025 Pedro Meireles e Letícia VilasboasA Prefeitura de Vitória da Conquista está com um projeto “Conquista Mais Verde” em andamento para o plantio de árvores pela cidade desde fevereiro de 2025. A pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, realizada com base no Censo Demográfico de 2022, constatou que 47% do espaço urbano da terceira maior cidade baiana estava sem arborização.
Com uma população de 370.879 habitantes e densidade demográfica de 113,97 habitantes por quilômetro quadrado, o município tem 113.665 domicílios, dos quais 54.539 estão localizados em áreas sem nenhuma árvore no entorno. Outros 25.887 se encontram em regiões com uma a duas árvores, enquanto 10.711 estão em áreas com três a quatro árvores. Somente 22.194 domicílios estão situados em locais com cinco ou mais árvores nas proximidades e outras 544 habitações não foram declaradas.
O projeto “Conquista Mais Verde” foi lançado em 21 de fevereiro, quando as primeiras mudas foram plantadas pela prefeita de Conquista, Sheila Lemos, e pela secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos. Na ocasião, professores e estudantes de quatro escolas da rede Municipal de ensino foram convidados para participarem da atividade.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a doação de mudas acontecerá em um período de quatro anos, com a doação anual de cerca de 10.000 mil mudas. A solicitação de plantio de mudas pode ser feita pelo telefone 3429 – 7906 ou na própria secretaria. O setor ainda informou que está elaborando o Plano de Arborização Urbana do município.
Para a professora do curso de Biologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Luciana Aleixo, a arborização é fundamental para a qualidade de vida da população, já que as árvores asseguram um ambiente mais úmido. “As árvores impedem o assoreamento do solo e ajudam a reduzir enchentes e inundações, já que o solo absorve parte da água das chuvas. A arborização também atrai animais como aves e insetos polinizadores, aproximando as pessoas da natureza e reduzindo o estresse e depressão ocasionados pela vida urbana”, explicou.
A moradora do centro de Conquista, Rebeca Cavalcante, contou que no entorno da sua casa faltam árvores, o que diminui a qualidade do ar pela grande quantidade de ônibus que circulam no local. “Lugares com mais árvores são muito mais frescos. Eu sinto falta de ter mais área verde perto de casa”, disse a estudante.