Comércio de Itabuna reabre nesta quinta-feira
Após mais de 100 dias de suspensão das atividades, os estabelecimentos poderão funcionar de segunda a sexta, de 9h às 15h 8 de julho de 2020 Karina CostaO prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, autorizou, nesta quarta-feira (08/07), a reabertura do comércio após mais de 100 dias de suspensão das atividades econômicas. Segundo o decreto n°13.738, a partir desta quinta-feira (09/07), os estabelecimentos poderão funcionar de segunda a sexta, de 9h às 15h. O Setor de Comunicação da Prefeitura informou que a chegada de 15 respiradores, nesta terça-feira (07/07), possibilitou a retomada dos serviços não essenciais. Os equipamentos foram entregues pelo Ministério da Saúde ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para o tratamento de pacientes com a covid-19.
Entre os estabelecimentos que poderão funcionar estão: lojas de calçados, roupas, artigos esportivos e utilidades do lar, joalherias, perfumarias e lojas de cosméticos. Amarinhos, lava-jatos, floriculturas e shoppings populares também têm autorização para abrir na quinta-feira. A normativa prevê que as lojas devem ficar fechadas nos sábados e domingos. Mas igrejas, feiras livres e templos religiosos podem retomar as atividades, desde que respeitem as medidas de segurança estabelecidas pela secretaria de sustentabilidade econômica e meio ambiente.
Os comerciantes devem seguir as normas do Plano de Reabertura da Prefeitura. Os funcionários e clientes são obrigados a usar máscaras de proteção. Além disso, os proprietários dos comércios têm que reduzir o número de pessoas circulando no interior dos estabelecimentos e disponibilizar álcool em gel nas entradas das lojas. No Centro da cidade, a Avenida Cinquentenário, onde está localizado grande parte do comércio itabunense, permanecerá fechada para a circulação de veículos com o objetivo de evitar aglomerações nas calçadas.
Segundo o último Boletim Epidemiológico, divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira (08/07), Itabuna possui 3.193 casos confirmados da covid-19 e 79 mortes.
Foto de capa: Reprodução/Internet