Conquista registra mais um protesto contra Bolsonaro neste sábado (03)
O protesto foi marcado por pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro 3 de julho de 2021 Da RedaçãoCentenas e centenas de estudantes, ativistas de movimentos sociais, integrantes de partidos, professores e trabalhadores em geral saíram às ruas, neste sábado (03/07), em Vitória da Conquista, contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. O protesto foi marcado pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), por um Auxílio Emergencial de R$ 600, pela criação de políticas para o combate à fome e ao desemprego e o fim dos cortes na educação, além de pedidos de impeachment do presidente.
Os manifestantes fizeram uma concentração no Centro Cultural Glauber Rocha, no Bairro Brasil, a partir das 8h, e depois saíram em passeata pelas ruas até o Centro da cidade. Lá ocuparam o novo terminal de ônibus Hérzem Gusmão, onde finalizaram o ato. No percurso, várias falas foram realizadas contra Bolsonaro e diversos cartazes expressaram os protestos dos participantes.
O presidente da Adusb (Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), Allexandre Galvão, em uma das falas, destacou os cortes realizados pelo governo Federal na educação e a falta de vacinas para toda a população.
No protesto houve a preocupação com o distanciamento entre os participantes, que buscaram ficar longe uns dos outros. Também foram distribuídos de água e álcool pelas entidades que estiveram à frente a organização, como Adusb, Fórum Sindical, PCdoB, PT, Coletivo de Juventude.
No Centro Glauber Rocha, o Fórum Sindical e Adusb organizaram a arrecadação de alimentos, materiais de limpeza e roupas para o Acampamento Terra Nobre, onde de 300 famílias sofreram a ação truculenta de desocupação pela Prefeitura de Conquista.
Fotos: Rafael Flores / Revista Gambiarra